ANO: 25 | Nº: 6330
21/06/2017 Cidade

Urcamp promove mostra fotográfica "Belezas Naturais do Pampa" em Porto Alegre

Foto: Divulgação

Varal fotográfico foi aberto ontem
Varal fotográfico foi aberto ontem

Na manhã de ontem, foi realizada a abertura do 1º Varal Fotográfico Belezas Naturais do Pampa, no primeiro andar do Memorial do Rio Grande do Sul, na Praça da Alfândega, Centro Histórico de Porto Alegre, onde reuniu cerca de 60 pessoas. O evento é realizado pelo curso de Ciências Biológicas, Museu da Gravura Brasileira, Museu Dom Diogo de Souza e Herbário Didático Nicanor Antônio Risch (Herbário NAR), da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), com apoio social do grupo União pela preservação do Rio Camaquã.

A cerimônia de abertura contou com a presença do poeta bajeense Luiz Coronel e do deputado federal Luiz Fernando Mainardi (PT), além de autoridades civis e representantes de fundações e instituições culturais e de ensino do Estado. A exposição estará aberta até o dia 9 de julho, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. A entrada é franca.

A mostra apresenta 107 imagens de cinco regiões do Rio Grande do Sul que compõem o Bioma Pampa: Serra do Sudeste, Campanha, Sudoeste, Depressão Central e Missões. Além das paisagens naturais, são expostas espécies da fauna e da flora da região, cuja biodiversidade está identificada com nome popular e científico.

As imagens produzidas por biólogos e colaboradores revelam o valor cultural e ambiental da região relacionados a fatos históricos, vivências e lendas do Estado, como as Guaritas, Casa da Pedra, Rincão do Inferno, Pedra do Segredo, Cerro Palomas, Cerros Verdes, Apa do Ibirapuitã, Serra do Caverá, Palmar de Coatepe, Cerro do Jarau, Parque do Espinilho, areais de Quaraí, Cerro Itatiaquá, Cerro da Glória, Passo do Catarino, areais de Maçambará e Itaqui.

Para a curadora da mostra, bióloga e professora do curso, Anabela Silveira de Oliveira Deble, a abertura do evento foi muito prestigiada pelos representantes de várias instituições. “É importante para a preservação do patrimônio natural e cultural do Bioma Pampa e também para a universidade que está realizando uma extensão do trabalho proposto”, avalia a docente.

O trabalho fotográfico é de autoria de Alinne Teixeira, Anabela Silveira de Oliveira Deble, Carlos Umberto Delevati, Clara Vaz, Fábio Dias Mazim, Gustavo Arruda, Julinho Pimentel, Leonardo Paz Deble, Rafael Baletrin, Ricardo Moglia Pedra e Rodrigo Collares, com expografia de Maria Luiza Pêgas e Carmem Barros.  

 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...