ANO: 25 | Nº: 6311
24/06/2017 Cidade

Provas campeiras abrem programação de evento tradicionalista em Bagé

Foto: Tiago Rolim de Moura

Encilhada é prova obrigatória para candidatos a peões
Encilhada é prova obrigatória para candidatos a peões

A 48ª Ciranda Regional de Prendas e o 30º Entrevero de Peões já estão em andamento. No total, 25 concorrentes disputam os postos de representantes da 18ª Região Tradicionalista do Estado (18ª RT). As avaliações acontecem no Parque do Gaúcho e CTG Prenda Minha. Os vencedores serão escolhidos neste sábado, e no ano que vem representarão a 18ª RT nos concursos estaduais.

As eliminatórias para o evento contaram com 70 CTGs dos 12 municípios da região. De acordo com o coordenador da 18ª RT, Gilberto Silveira, a estimativa é reunir em torno mil pessoas na cidade. Bagé é representada por 13 candidatos, os outros são de Dom Pedrito, Santana do Livramento e São Gabriel.

A noite de ontem foi marcada pela despedida da atual gestão e pelo início das provas artísticas das categorias Piazinho, Prendinha e Piá. Há 10 anos participando do movimento, a 1ª Prenda da 18ª RT, Diellen Teixeira Godoy Soares conta que, devido à idade, esta se despedindo de sua última posse, porém, pretende continuar participando do movimento, pois acredita que na importância que ele tem para a formação de adultos que mantenham a tradição.

Pela manhã desta sexta-feira, no Parque do Gaúcho, os peões realizaram as provas campeiras, que consistiam em encilhar cavalos e responder questionários sobre as partes da encilha, além de escolherem entre provas de rédea ou laço.

No período da tarde, aconteceu a Mostra Folclórica da 48ª Ciranda de Prendas, na qual as candidatas montaram estandes que utilizaram para apresentar pesquisas sobre assuntos previamente escolhidos.

Hoje, a partir das 9h, na Escola Estadual Farroupilha, ao lado do Prenda Minha, serão realizadas a redação e as provas escritas, contendo questões de geografia, história, folclore e tradicionalismo. As provas artísticas das categorias Peão, Guri, Prenda Mirim, Juvenil e Adulta iniciam às 13h, no CTG.

Os resultados devem ser divulgados a partir das 23h deste sábado em uma festa de comemoração.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...