MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Secretaria realiza curso de conscientização sobre podas irregulares de árvores

Publicada em 07/07/2017
Secretaria realiza curso de conscientização sobre podas irregulares de árvores | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Secretário destaca que curso será alternativa à autuações

As constantes podas irregulares de árvores são motivo de preocupação para a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa. Quem quer realizar poda tem que ter permissão e acompanhamento da pasta, o que não é feito por uma grande parcela de cidadãos. Essa situação motivou a secretária a disponibilizar um curso de conscientização, que é uma alternativa à multa por irregularidade na poda.

Nos últimos dois meses, a secretaria já realizou cerca de 80 autuações por poda irregular. Além da notificação, os cidadãos estão sujeitos à multa, que pode variar em até três URP (Unidade de Referência Padrão), custando até R$ 800.

O titular da pasta, Aroldo Quintana, diz que a intenção não é aplicar multas. Segundo ele, a preocupação é com a conscientização  da população sobre a importância de realizar a poda da forma correta, com autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que é a responsável pela realização do serviço em via pública.

O ecólogo da secretaria, Marcos Bidone, enfatiza que todas as regras estão previstas em um manual elaborado pela pasta e distribuídos nos bairros durante a realização do projeto “Meu Bairro Melhor”. Em alguns casos, a secretária já liberou a poda realizada em via pública por terceiros, mas com acompanhamento de técnicos.

Kanaan ressalta que as normas para poda estão previstas na Lei Municipal 2691ª, de 1990. O regramento segue as normas técnicas estabelecidas pela ABNT. E uma das exigências, é a presença de um técnico responsável pela poda, a fim de garantir que todo o regramento seja seguido.

Todas essas informações constarão no curso, que inicia na próxima semana, com uma turma de 20 pessoas e com carga horária de quatro horas. Durante a ação educativa, o biólogo irá explicar o processo de arborização urbana e realizar sensibilização sobre como funciona o processo de poda. “O que hoje é feito pelas pessoas é uma poda radical, que expõe os galhos grossos das árvores e impedem sua cicatrização. Desta forma, facilita o apodrecimento da árvores e, consequentemente, diminui a vida útil dela”, explica.

O secretário informa que o curso será realizado periodicamente na secretaria e está disponível para ser ministrado para grupos interessados em saber mais sobre a poda.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br