ANO: 23 | Nº: 5834
12/07/2017 Fogo cruzado

Câmara de Vereadores de Bagé comemora 170 anos

Foto: Marcia Marinho/Especial JM

Sessão solene foi marcada por homenagens
Sessão solene foi marcada por homenagens

Os 170 anos do Legislativo bajeense foram celebrados por uma sessão solene, realizada na noite de segunda-feira, marcando a abertura oficial das comemorações dos 206 anos da Rainha da Fronteira. A reunião, que foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Edimar Fagundes, do PRB, reuniu parlamentares, representantes de instituições e integrantes do primeiro escalão do governo municipal.
A Câmara de Vereadores de Bagé foi oficialmente criada, por lei estadual, em 1846. Em seu artigo 3º, a legislação que elevou a capela curada de São Sebastião de Bagé à categoria de vila, determinou que os bajeenses deveriam construir, ‘à sua custa, e sem auxilio do cofre provincial, a casa da Câmara e a cadeia’. A posse da primeira legislatura, porém, só foi formalizada em fevereiro de 1847.


Homenagens

Durante a sessão, o presidente da OAB subsecção Bagé, Marcelo Marinho, entregou uma placa, em homenagem à Câmara, ao presidente Edimar, e outra, em homenagem a Bagé, ao vice-prefeito, Manoel Machado, do PSDB. O parlamentar republicano também entregou uma placa dos anos 206 de Bagé ao Executivo. A sessão solene contou, ainda, com apresentações de integrantes da banda do Instituto Municipal de Belas artes de Bagé (Imba) e do cantor Tiago Cesarino.


Visitações

Para comemorar os 170 anos, o Legislativo desenvolveu uma visita guiada, que oportuniza, a estudantes e professores, conhecerem as ações e o funcionamento da Casa Legislativa. Os visitantes também podem conferir o memorial do Legislativo, que resgata a memória arquitetônica e o patrimônio do município.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...