ANO: 26 | Nº: 6556
27/07/2017 Cidade

Seminário de História, Memória e Patrimônio acontece na próxima semana

Foto: Arquivo JM

Museu não estará aberto para visitação durante o evento
Museu não estará aberto para visitação durante o evento

Nos dias 1º e 2 de agosto, o Museu Dom Diogo de Souza – FAT/Universidade da Região da Campanha (Urcamp) realiza o seminário “História, Memória e Patrimônio”. A atividade faz parte do projeto “Para sempre Tarcísio”. O evento, em parceria com o Arquivo Público Municipal, se dará em dois momentos, sendo o primeiro através de uma capacitação durante o dia e o segundo com palestras no período da noite. As inscrições são limitadas e estão sendo realizadas no Museu Dom Diogo, das 8h30min às 11h30min e das 14h às 18h. A capacitação terá continuidade no mês de setembro, quando ocorrerá a parte prática do curso e os participantes receberão o certificado.
De acordo com a organização, as expectativas são positivas para a atividade, que tem como objetivo incentivar, valorizar e conscientizar ações e pesquisas que colaborem para a garantia de preservação e gestão de acervos documentais, através de um trabalho profissional adequado, garantindo, assim, acesso às informações e acervos. Além disso, o seminário visa colaborar e incentivar a construção de conhecimento, ensino, pesquisa e extensão.
O curso “O passado e o presente nos arquivos municipais – o papel dos arquivos na construção e preservação de uma memória e identidade regional” será ministrado das 14h às 17h. No dia 1º será abordada memória, identidade e patrimônio e legislações aplicadas aos arquivos públicos e privados. No dia 2, conforme programação, serão discutidas as recomendações para implementação de arquivos municipais (arquivo nacional). A capacitação terá como ministrantes os professores Jorge Alberto Soares Cruz e Luciana Brito, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal de Rio Grande (FURG). O Seminário é promovido, também, com a parceria do curso de História da Urcamp, Pró-Reitoria de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Proippex) e UFSM.


Palestras

O ciclo de palestras, que ocorrerá das 19h às 22h, é aberto ao público. A organização aguarda a participação dos interessados na área, bem como de profissionais, historiadores e pesquisadores que queiram aperfeiçoar conhecimentos.

Dia 1º
- A preservação da memória documental e a pesquisa em história (professores Jorge Alberto e Luciana Souza);
- A Revolução Farroupilha e a Imigração: uma contextualização histórica no espaço platino (professores Maria Medianeira e Carlos Piassini).

Dia 2
- A Revolução Federalista (Gustavo Andrade e Pablo Dobke);
- Gaspar Silveira Martins (professores Mônica Rossato e Naiani Machado da Silva).

Neste dias, o museu não estará aberto para visitação.

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...