Cidade
Diretores de escolas estaduais apresentam projetos no encerramento de curso de gestão
Diretores das escolas estaduais dos municípios abrangidos pela 13ª Coordenadoria Regional de Educação (13ª CRE) compareceram ao encerramento local do curso de gestão democrática, na quinta-feira, que envolveu representantes de todas as entidades estaduais do Rio Grande do Sul. O evento aconteceu no auditório do Palacete Pedro Osório, em Bagé, onde os representantes apresentaram os projetos exigidos para a conclusão da capacitação.
A qualificação faz parte de um projeto de pesquisa realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em pareceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e das Coordenadorias Regionais do Estado. O curso iniciou no dia 11 de abril, com uma aula inaugural, no auditório Araújo Viana, em Porto Alegre, onde estavam presentes cerca de 2,4 mil gestores. As atividades continuaram por meio de uma plataforma online.
Segundo a representante enviada ao evento, Carmen França, o objetivo do curso é preparar os gestores para o atendimento às escolas, possibilitando refletir e buscar melhorias para as instituições de ensino pelas quais são responsáveis.
A coordenadora pedagógica da 13ª CRE, Zina Amélia Assumpção, revela que 65 gestores da região participaram do curso, porém, apenas 18 apresentaram os projetos no evento de encerramento, ontem.
De acordo com o pesquisador e professor do curso, Alexandre José Rossi, as taxas de desistência surpreenderam, sendo que apenas 30 diretores da 13ª CRE finalizaram as tarefas exigidas, resultando em uma taxa maior que a média para projetos de educação à distância, que é de 50%.
Os representantes das entidades organizadoras acreditam que os altos índices de desistência se dão devido ao comprometimento com as demandas das escolas. Rossi revela que a UFRGS poderá realizar uma pesquisa para distinguir os motivos que levaram a esse fim.