MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Justiça anula doação de terreno para construção de mesquita

Publicada em 30/08/2017
Justiça anula doação de terreno para construção de mesquita | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Área fica localizada na avenida General Artigas, em frente ao Instituto de Menores

A construção da mesquita que iria abrigar o Centro Islâmico de Bagé não vai sair do papel. A Justiça declarou nula, em ação movida pelo Ministério Público, a doação do terreno, por parte da prefeitura, justificando que o Executivo não pode doar áreas para construções religiosas sem avaliar o interesse público, pedir a autorização dos vereadores ou promover licitação, na modalidade de concorrência, como regula o artigo 17 da lei 8.666, em vigor desde 1996.
A juíza da 2ª Vara Cível da Comarca de Bagé, Marina Wachter Gonçalves, também declarou a nulidade da lei municipal n° 5.082, que autoriza a doação, observando que há contradição à Lei Orgânica de Bagé, à legislação vigente e aos princípios da administração pública. A área, de 7,7 mil metros quadrados, no valor R$ 580 mil, fica situada na avenida General Artigas, em frente ao Instituto de Menores.


Projeto

O projeto de construir uma mesquita em Bagé surgiu no final de 2012. No ano passado, o Ministério Público entrou com um pedido de explicações, solicitando a devolução do terreno para a prefeitura, alegando que seria necessário ter ocorrido uma concorrência, com outras religiões.
O presidente do Centro Islâmico de Bagé, Yousef Abd Ali Ismail Khalil, lamentou a decisão. Ele informou que a mesquita teria um design oriental e poderia atrair muitos turistas para Bagé. O investimento previsto, conforme Khalil, era de R$ 2 milhões. O projeto inicial previa um espaço destinado ao ensino da linguagem e da cultura. “Seria um espaço para a religião e assistência social para a comunidade”, ressalta.


Recurso

A decisão deixou o proponente da doação, vereador Omar Ghani, do PR, insatisfeito. Ele disse que outras religiões já receberam áreas da prefeitura e que, quando solicitou a doação, contou com a aprovação de outros seguimentos religiosos. “Lamento o fato. A Justiça está utilizando dois pesos e duas medidas para o julgamento. É um tipo de segregação racial”, protesta.
Ghani afirma que juntou vários documentos, comprovando que outras religiões também já receberam doações semelhantes, sem a necessidade de concorrência. O vereador adiantou, ontem, que irá buscar informações sobre a sentença e buscar recurso no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS).

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br