MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Formação do consórcio do Alto Camaquã passa por análise jurídica

Publicada em 02/09/2017
Formação do consórcio do Alto Camaquã passa por análise jurídica | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Potencialidades da região devem ser ampliadas com a formação da entidade

A criação do Consórcio de Municípios do Alto Camaquã passa por uma nova fase. Desde a assinatura do protocolo de constituição, em julho deste ano, em Bagé, duas reuniões foram realizadas para formulação do estatuto. O documento passa por análise das procuradorias jurídicas das cidades.
De acordo com o gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) da Associação para o Desenvolvimento do Alto Camaquã (Adac), Marcos Blanco, estão participando da formação do consórcio os municípios de Bagé, Encruzilhada do Sul, Lavras do Sul, Piratini e Pinheiro Machado. “Os municípios de Caçapava do Sul e Santana da Boa Vista ainda não se envolveram no processo”, disse.
O gestor salienta que a formação do consórcio é diferenciada, abrangendo produtores, associações comunitárias, sindicatos e instituições, como Embrapa e Emater, através da Associação dos Municípios do Alto Camaquã. Ele salienta que está sendo articulada uma agenda na Casa Civil, do governo do Estado.
Alguns municípios que compõem o novo colegiado já integram o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), com sede em Candiota, e o Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho, com sede em Bagé. Blanco salienta que o consórcio pretende ampliar as estratégias de fortalecimento e conseguir um melhor aproveitamento dos recursos produzidos pelos municípios da região.


Função estratégica

Os consórcios intermunicipais são parcerias entre cidades, que viabilizam a realização de ações conjuntas, a exemplo de obras, projetos e licitações. Em geral, estas estruturas têm presidente e um conselho de gestão, que delibera decisões sobre ações, demandas e investimentos.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br