MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bagé tem quatro mil postes elétricos com problemas

Publicada em 05/09/2017
Bagé tem quatro mil postes elétricos com problemas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Em ruas centrais é possível encontrar lâmpadas acesas durante o dia

O número de lâmpadas de iluminação pública acesas durante os dias chama a atenção em Bagé. O fato se dá por defeitos em um aparelho, chamado relé fotoelétrico, que é o responsável por desativar as lâmpadas a partir da captação de raios solares. A troca e manutenção do dispositivo é de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra). O titular da pasta, Ronaldo Hoesel, estima que cerca de quatro mil dos 13 mil postes elétricos dispostos pela cidade apresentam algum defeito ou problema externo que impossibilite o desligamento automático.
Segundo Hoesel, quando a atual gestão assumiu o governo, a cidade contava com dispositivos de baixa qualidade, o que obrigou a secretaria a fazer uma nova licitação para a compra de aparelhagem. O secretario afirma que a prioridade é impedir a queima de lâmpadas. O foco, portanto, está em manter a iluminação durante as noites. A troca de maquinário está sendo realizada desde julho, com a expectativa de finalização até final do ano.
Quando questionado sobre os efeitos econômicos da iluminação indesejada, durante o período do dia, Hoesel afirma que a população não é responsável por quitar este custo extra, sendo que o convênio com a concessionária que opera o serviço pede para que a prefeitura pague apenas uma média de cerca de 8h à 12h de consumo diário.


Novo sistema

Na semana passada, um grupo técnico formado por integrantes da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) e Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan) participou de uma reunião com o prefeito Divaldo Lara, com o objetivo de buscar alternativas para melhorar e tornar mais eficaz a iluminação em Bagé.
De acordo com o secretário, o Executivo busca uma parceria público-privada com uma empresa de São Paulo, que realizará uma pesquisa, sem custos para o município, para a implantação de uma nova estrutura com tecnologia de telegestão para a iluminação pública. Também haverá a troca das lâmpadas atuais por modelos de LED, o que irá reduzir os gastos com energia elétrica.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br