MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Urcamp se mobiliza em mais uma Semana de Responsabilidade Social

Publicada em 20/09/2017
Urcamp se mobiliza em mais uma Semana de Responsabilidade Social | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Iniciou, na segunda-feira, 18, a 13ª edição da Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. A iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) visa estabelecer uma ponte entre o setor acadêmico e a sociedade, ofertando benefícios para a comunidade e proporcionando aos discentes um momento de reflexão e conscientização por meio das propostas e ações realizadas pelas instituições.

A Universidade da Região da Campanha (Urcamp) participa desde 2007 desta campanha, mas as ações sociais são realizadas durante todo o ano. Neste período, os cursos de todos os campi estão engajados em promover atividades para a comunidade, além de dar andamento às ações que já são desenvolvidas ao longo dos meses.

Ao final da campanha, a associação concede às instituições participantes o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, atestando que a instituição de ensino se preocupa com o bem-estar social da comunidade e com o seu desenvolvimento sustentável. A pró-reitora de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Proippex), professora Elisabeth Cristina Drumm, frisa que a universidade está engajada na comunidade com várias ações. "Em diferentes áreas dos conhecimentos, a Urcamp, enquanto instituição comunitária de Ensino Superior, está presente na comunidade, por meio de projetos e de ações sociais. Assim, os alunos aproximam-se de suas áreas de formação e futura atuação profissional".

Um dia de atividades no Passo das Pedras 

A tarde de terça-feira, 19, foi marcada por várias atividades na Escola Municipal de Educação Infantil Anelise Abbott Ravaza, no bairro Passo das Pedras. O Centro de Ciências da Saúde (CCS) e o curso de Agronomia da Urcamp proporcionaram várias atividades para a comunidade escolar, como avaliação nutricional, oficina de aproveitamento integral de alimentos, verificação de pressão arterial, orientações sobre cuidados com a saúde, avaliação e orientação postural, tipagem sanguínea, rodas de conversa e atividades lúdicas, além de atendimentos para animais de pequeno porte, como os cães.

A diretora do CCS, professora Mônica Palomino, disse que o momento foi gratificante, em que os cursos da Saúde e Agronomia se mobilizaram para oferecer atividades à população. “Agradecemos pela acolhida da escola. Atividades como estas reforçam os laços entre instituição e comunidade, além de proporcionar aprendizado e integração para o aluno”.

A comunidade

Quem recebeu o serviço saiu satisfeito, como é o caso de Josiane Couto, 23 anos. A jovem aproveitou para verificar o tipo sanguíneo de sua filha, de apenas dois anos de idade. “A gente nunca sabe quando vai precisar e até mesmo no futuro para ajudar com doação de sangue. É importante e positivo este tipo de ação gratuita, pois uma vez tive que pagar R$ 35 para verificar o meu tipo sanguíneo”, comenta. A moradora também destacou o trabalho que a gestão tem feito na escola. “Antes não tinha vidros e nem muro. A gestão tem feito a diferença”.

A jovem Janaína Farias, 25 anos, também aproveitou para verificar o tipo sanguíneo dela e do filho, de dois anos. “Achei superinteressante e importante, pois eu não sabia o meu tipo sanguíneo”, diz.

Horta escolar

O curso de Agronomia cumpriu sua missão na construção de uma horta escolar e, também, na plantação de mudas frutíferas. Com a colaboração do campus rural, que ficou responsável pela construção dos canteiros e da produção das mudas no Instituto Biotecnológico de Reprodução Vegetal (Intec), o trabalho resultou em sucesso na terça-feira. As crianças da escola ajudaram a plantar as mudas e a mobilização foi grande durante a tarde.

A professora Ana Carolina Silveira da Silva, representando a coordenadora do curso, Eliana Valente Silveira, relata que os estudantes receberam kits de mudas, sementes e húmus para levar para casa como incentivo de plantar também em suas moradias. “Esperamos que a ideia se reproduza em outros locais. A Urcamp é uma instituição comunitária e cumpre seu papel na comunidade”, salienta.

A acadêmica do sexto semestre, Jéssica Cortes, 28 anos, declarou que a atividade proporcionou para as crianças um aprendizado, onde elas conheceram o passo a passo do desenvolvimento do plantio. “Eles aprendem de onde vem o que eles comem e para nós é uma grande experiência, pois ajuda a comunidade através das nossas atividades práticas”.

 

A escola

A Escola Anelise Ravaza conta com 94 crianças e oferece desde o berçário até o pré. Com 32 anos de fundação, a instituição passa por “um novo tempo”. Após a realização do projeto da prefeitura “Meu Bairro Melhor", a escola recebeu várias melhorias em sua infraestrutura, como pintura, vidros, muro, entre outros investimentos. Com a parceria da Urcamp, a comunidade pode esclarecer dúvidas, receber informações de prevenção e cuidados com a saúde, além de ser beneficiada com projetos, como o do curso de Agronomia.

A supervisora da instituição, Andiara Lucas Pinheiro, ressalta que a universidade está engajada com as causas sociais e conta que a escola não tinha uma horta. A diretora, Rosa Dias, acrescenta que as atividades da Urcamp foram fundamentais para o sucesso da instituição. “A comunidade está realizada. Os pais também ajudaram no plantio e na terra. O trabalho em união, entre família e escola, é o progresso de nossa escola”, disse a gestora.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br