MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Comitiva tenta adiar decisão sobre corte de recursos para TFD

Publicada em 04/10/2017

Através de um manifesto parlamentar, assinado por todos os vereadores de Bagé, uma comitiva que representa a Câmara, em agendas na capital, manifestou inconformidade com a proposta de resolução que tem por objetivo readequar as diretrizes estaduais para organização da rede de transporte do Sistema Único de Saúde (SUS). A posição, prevista para ser votada, amanhã, por uma comissão intergestores bipartite, pode inviabilizar o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), no município. A intenção dos vereadores é adiar a votação para reabrir o diálogo.
O manifesto solicitando a suspensão da tramitação da proposta de resolução que corta os repasses de recursos para custeio do TFD, foi entregue a deputados estaduais e encaminhado ao Palácio Piratini. O documento, entregue por líderes do PT, da Rede, do PMDB, do PSB, do PTB e do PDT a deputados e representantes do Executivo, salienta que o parlamento bajeense entende ser necessário que decisões de governo que alcançam cidadãos em vulnerabilidade, especialmente no que diz respeito à saúde, devem ser amplamente debatidos e discutidos com os interessados e atingidos pela medida.
O deputado estadual Luís Augusto Lara, do PTB, afirma que o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, explicou que é necessário fazer uma regularização contratual para que Bagé siga recebendo verbas para a manutenção do TFD. “Solicitamos, então, que seja dado um prazo para adequação às exigências legais e que a interrupção não seja confirmada pela comissão nesta semana”, pontuou, ao destacar que os gastos com diária, manutenção dos veículos e gasolina para as cerca de 2,5 mil viagens mensais somam R$ 400 mil.
A despesa mencionada pelo petebista é quitada com recursos do governo federal, que repassa ao Rio Grande do Sul parte do valor, posteriormente encaminhado ao município. Se a medida for aprovada pela comissão, os valores serão cortados e a prefeitura deverá arcar com os gastos integralmente.

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br