ANO: 25 | Nº: 6384
05/10/2017 Cidade

Cássio Lopes lança obra com temática infantil

Foto: Arquivo pessoal

Lopes e a filha, Guilhermina, apresentam trabalho realizado em conjunto
Lopes e a filha, Guilhermina, apresentam trabalho realizado em conjunto

Amanhã, a partir das 19h, serão lançados os títulos de escritores regionais na 20ª edição da Feira do Livro de Bagé. Entre os lançamentos do dia, um se destaca com uma curiosidade: um volume escrito por Cássio Gomes Lopes e ilustrado por sua filha, Guilhermina Chaves Lopes, de 9 anos.
"Leão Baio do Rio Jaguarão" é o quinto livro de Lopes, porém o primeiro com temática infantil. Os outros quatro tem temática regional. Ele conta que já nutria o sonho de escrever uma obra para os pequenos, mas ainda não havia elaborado uma história adequada.
A ideia inicial surgiu em 2015. “Em uma de minhas andanças pelo interior, conheci um belo lugar chamado Paredões do Rio Jaguarão, localizado na fronteira entre os municípios de Aceguá e Pedras Altas. Alguns anos antes, um senhor tinha me contato a história da existência de um leão baio naquela paragem”, comenta.
Chegando em casa, Cássio deu início à escrita de uma lenda que alia história e natureza, desde a época dos indígenas, passando pela colonização portuguesa até século 19, provável período em que o animal viveu naquele local. “No ano passado, convidei a minha filha para fazer as ilustrações, já ela sempre gostou de desenhar e pratica esta arte desde muito nova”, conta.
Em um primeiro momento, a menina, pequena desenhista, que cursa o quarto ano no Colégio Espírito Santo, não aceitou o convite do pai, intimidada por desenhar animais e paisagens rurais. Para convencê-la, Lopes lançou mão da criatividade. “Promovi um concurso em minha casa e quem fizesse as ilustrações ganharia um prêmio. Porém, ela se achou incapaz de concorrer conosco (eu e minha esposa). Então explicamos que não participaríamos do concurso e se ela fizesse os desenhos ganharia o presente que desejasse. Ela topou e hoje a obra é uma realidade”, celebra.


Programação da feira hoje

10h – Apresentação Zuando Som – com Rodrigo Prates;
14h – Apresentação Zuando Som – com Rodrigo Prates;
15h – Espetáculo "A Reciclagem no reino de Renascença" – Grupo Theastai de Teatro;
18h – Sarau literário com o patrono Eliéser Moura.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...