MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Mais de mil bajeenses votaram sim em plebiscito para separar sul do Brasil

Publicada em 09/10/2017
Mais de mil bajeenses votaram sim em plebiscito para separar sul do Brasil | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Bagé contou com quatro urnas

   O movimento  separatista "O Sul é o Meu País" realizou, no sábado, um plebiscito informal. O grupo tem a intenção de separar os três estados da região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) do restante do Brasil. Para isso, é necessário alcançar a meta de votos para que a Organização das Nações Unidas (ONU) aprove e encaminhe o resultado para os órgãos estaduais e federais realizarem uma votação formal. 

Conforme o coordenador da mesoregião da Campanha Meridional, Fábio Tomm, em Bagé 1.178 pessoas votaram pelo sim e 32 para não separar. Dos votos contabilizados no município 97,3% são a favor da separação. Tomm salienta que em Bagé foram disponibilizadas quatro urnas. Ao todo, foram 622 urnas em 920 municípios dos três estados.

Tomm informa que são necessários mais de dois milhões de votos para garantir o encaminhamento de um plebiscito formal. Em outubro do ano passado o grupo realizou a primeira ação, porém a meta não foi atingida, pois somente 620 mil pessoas votaram no plebiscito. Na ocasião, 95,75% dos votantes se mostraram a favor da separação.

A separação dos estados do Sul não é permitida pela Constituição Federal. O primeiro artigo estabelece que a República Federativa do Brasil é formada pela “união indissolúvel” dos estados, dos municípios e do Distrito Federal. Porém, o grupo se baseia em uma resolução da ONU, que dá aos povos o direito da autodeterminação, onde a forma com que um grupo humano se organiza politicamente deve ser respeitada.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br