MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Aeroporto Comandante Kraemer vive expectativa da retomada dos voos regulares

Publicada em 10/10/2017
Aeroporto Comandante Kraemer vive expectativa da retomada dos voos regulares | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Terminal está preparado para a nova fase

O Aeroporto Internacional Comandante Gustavo Kraemer está vivendo a expectativa de receber novamente os voos regulares para Porto Alegre. A retomada das linhas depende de pequenos ajustes estruturais e do interesse de uma companhia pela operação do serviço. A conjuntura será debatida, hoje, com o diretor da empresa Azul, Ronaldo Veras. Durante a reunião com o executivo, articulada pelo secretário estadual de Transporte, Pedro Westphalen, o governo municipal deve apresentar as potencialidades da região. “Sem dúvida esta visita se dá através do reconhecimento, por parte da empresa, dos nossos esforços contínuos para a ativação desta linha e também pela nossa capacidade de desenvolvimento”, afirma o prefeito, Divaldo Lara, do PTB.
O petebista destaca que a articulação começou no início deste ano, através de reuniões e encontros intermediados por Westphalen. “Os executivos vêm a Bagé para conhecer a nossa cidade. Temos que mostrar a eles o quanto essa conquista será grande aliada no trabalho de crescimento que estamos promovendo nesta nova gestão”, reforça Divaldo.
O terminal bajeense operou voos regulares por mais de 18 anos. A maior demanda foi em 1984, onde cerca de 2,5 mil aeronaves circularam pelo espaço aéreo de Bagé. As operações com vendas de passagens funcionaram até 1998. Atualmente, o aeroporto recebe cerca de 60 aeronaves de táxi aéreos, jatos executivos e helicópteros
De acordo com o superintendente do aeroporto, Jesus Heron Cougo, várias reformas foram realizadas no prédio para a retomada dos voos. Ele conta que faltavam pequenos ajustes, como a implantação de um aparelho de raio-x e a instalação do Indicador de Percurso de Aproximação, que consiste em um sistema de luzes instaladas na cabeceira da pista, que dão ângulo para a aeronave descer. “A previsão é de que a implantação dos dois equipamentos aconteça a partir de novembro”, adianta.
O responsável pela administração e finanças do terminal, Francisco Camejo, ressalta que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está normatizando a resolução 279, de 10 de julho de 2013, que altera os critérios regulatórios quanto à implantação, operação e manutenção do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis. Hoje é necessário ter bombeiros no local. Com a nova resolução, os aeroportos poderão operar somente com a brigada de incêndio. “Alguns países da Europa já atuam nesses parâmetros”, frisa.


Infraestrutura

Cougo enfatiza que a pista possui 1,5 mil metros de comprimento, por 30 metros de largura. A estrutura passou por reformas, em 2012. O aeroporto, que opera com 15 colaboradores e sete terceirizados nos setores de vigilância e limpeza, pode receber aeronaves de porte pequeno e médio, com até 70 passageiros.
O Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndios (Sescinc) é realizado pelos funcionários. A estrutura possui caminhão de bombeiros, veículo de apoio ao resgate e salvamento, Posto de Coordenação Móvel, ambulância e equipamentos para respiração.
O terminal também está estruturado com equipamentos para auxílio a navegação aérea, para localização do aeródromo, para balizamento de aerovias, estação meteorológica, farol rotativo, balizamento de pista e biruta iluminada.
O espaço interno também passou por várias reformas e possui saguão panorâmico, espaço cultural, estacionamento, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, terminal de passageiros climatizado com balcão de check-in, sala de embarque e desembarque, além de salas para órgãos públicos.


Polo regional

O Aeroporto de Bagé poderá ser referência para Santana do Livramento, Pinheiro Machado, Candiota, Dom Pedrito, Lavras do Sul e Aceguá. Cougo comenta que várias pessoas, principalmente de fora do estado, buscam informações sobre os voos regulares e vários proprietários de redes de loja e haras, instalados na região, circulam no aeroporto.


Encontro

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, está sendo realizada uma mobilização de todas as secretarias para a chegada do diretor da Azul, empresa que já opera voos comerciais em outras cidades do interior do Rio Grande do Sul, a exemplo de Passo Fundo, Uruguaiana e Santo Ângelo. A agenda prevê que uma comitiva irá recepcionar Veras no aeroporto, na parte da manhã. Ao meio-dia haverá um almoço de boas vindas. A reunião está agendada para 14h e irá contar com empresários, representantes de haras, associações e imprensa.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br