MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Daeb realiza plantão social nos bairros Alcides Almeida e Mingote Paiva

Publicada em 21/10/2017
Daeb realiza plantão social nos bairros Alcides Almeida e Mingote Paiva | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Panfleto foi distribuído à comunidade

Uma equipe do Departamento de Água, Arroios e Esgotos de Bagé (Daeb) realizou, na sexta-feira, um plantão social para informar a população sobre a obra de saneamento dos bairros Alcides Almeida e Mingote Paiva. Foram distribuídos panfletos informativos. A equipe também recebeu sugestões e reclamações e elucidou dúvidas sobre a nova tarifa de água.
O plantão social aconteceu em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor João Thiago do Patrocínio. De acordo com a assistente social do Daeb, Triciana Englert, a atividade é uma exigência da Caixa Econômica Federal, dentro do trabalho socioambiental da obra de esgotamento sanitário que está sendo realizada nos bairros.
Triciana salienta que foram recebidas duas sugestões de melhoria da rede de água e algumas reclamações pontuais da rede de esgoto, como o retorno dos dejetos. Ele salienta que as reivindicações serão encaminhadas aos setores responsáveis da autarquia.
Moradora do bairro há 40 anos, a dona de casa Caludete Oyarzabal, 63 anos, recebeu informações sobre o projeto. Ela salienta que alguns moradores reclamam de mal cheiro proveniente da rede de esgoto, mas na via em que reside o problema não acontece.


Cuidados

Conforme Triciana a população pode auxiliar a manter a rede de esgoto em bom funcionamento com pequenas medidas. Ela salienta que lixo, cigarro e outros objetos não devem ser colocados na rede, porque podem provocar o retorno do esgoto e o rompimento de canos.
Ela informou que papel higiênico, absorvente íntimo, fios de cabelo, sabonetes, fraldas, ponta de cigarro, preservativo e cotonetes não devem ser colocados no vaso sanitário, porque entopem tanto a privada como a rede de esgoto. Além disso, materiais como pó de café, restos de comida, óleo de cozinha e erva mate não devem ser despejados na pia da cozinha.


Obra

Na obra estão sendo implantados 2.060 metros de rede coletora de esgoto, complementando os 5.525 metros já executados. Há, ainda, a inclusão do projeto do coletor tronco - de 3.198 metros - que irá levar o esgoto coletado nesses bairros até interceptores. Esses transportarão o resíduo até as futuras estações de Bombeamento de Esgoto e de Tratamento de Esgoto Central. O investimento é de R$ 4.684.243,8, recursos da Agência Nacional de Águas (ANA), com contrapartida do Daeb. A obra irá beneficiar cerca de quatro mil moradores.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br