MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Farmácias de Bagé já disponibilizam teste rápido de HIV

Publicada em 04/11/2017
Farmácias de Bagé já disponibilizam teste rápido de HIV | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Exame demostra sensibilidade em 99,9% dos casos

Mesmo com a baixa procura, algumas redes de farmácias Bagé já têm disponível o primeiro teste rápido para detectar HIV, registrado no Brasil. O produto chamado Action, da empresa Orange Life, tem a variação de preço entre R$ 75 e R$ 99. O kit conta um líquido reagente, uma lanceta para furar o dedo, um sachê de álcool e um capilar (tubinho para coletar o sangue). O resultado demora de 15 a 20 minutos para sair.
O exame, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em maio, detecta a presença dos anticorpos contra o vírus HIV, a partir da coleta de gotas de sangue. De acordo com a gerente e farmacêutica de uma rede de farmácias, Tamara Lucas, o teste está disponível desde o início de outubro e apenas duas unidades foram comercializadas.
Ainda segundo Tamara, o autoteste é similar aos realizados nos postos de saúde e funciona por triagem. Ela ressalta que o teste demonstra sensibilidade e efetividade de 99,9%. No entanto, só pode indicar a presença do HIV após 30 dias do contato com o vírus, por meio de uma relação sexual ou compartilhamento de agulha, por exemplo.
A gerente enfatiza que se o resultado der positivo, é recomendado confirmá-lo com um teste de laboratório. Em caso de resultado negativo, o teste deve ser repetido após 30 dias e outra vez depois de mais 30 dias, até completar 120 dias após a primeira exposição.
O desconhecimento da existência do produto e a vergonha de adquirir no balcão podem ser fatores para a baixa procura dos testes. De acordo com a subgerente de outra rede de farmácias, Adriana Fernandes Pereira, o produto está disponível há cerca de dois meses e até agora não houve procura.
Até julho, de acordo com informações da Anvisa, os testes de HIV eram feitos somente com intermédio de profissionais de saúde em laboratórios, centros de referência e unidades de testagem móvel.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br