ANO: 26 | Nº: 6589
09/11/2017 Cidade

Hemopel realiza campanha para arrecadação de sangue neste sábado

Foto: Antônio Rocha

Ação de outubro arrecadou 101 bolsas de sangue
Ação de outubro arrecadou 101 bolsas de sangue

No sábado, Bagé receberá mais uma etapa da campanha de coleta de sangue, realizada pelo Hemocentro de Pelotas (Hemopel). A ação será realizada no Posto de Atendimento Médico I (Pam I), onde uma equipe estará atendendo das 8h às 11h e das 13h às 15h.
Na arrecadação realizada em outubro, foram contabilizados 119 cadastros e coletadas 101 bolsas de sangue. De acordo com a coordenadora do hemocentro, Gisele Pinto, a meta desta atividade é arrecadar o máximo de bolsas possível para a estrutura e período de trabalho, que é de 50 bolsas no turno da manhã e 70 no período da tarde.
A coordenadora conta que a média de cadastros, dos últimos três meses, tem se mantido em 130 fichas. Já a arrecadação alcança algo entre 80 e 100 bolsas de sangue. Nas últimas campanhas, escolas e entidades realizaram ações para incentivar a doação.
Esta é a penúltima ação de coleta de sangue em Bagé em 2017, a última acontece no 16 de dezembro. Gisele salienta a importância da participação da comunidade na doação, pois os estoques de bolsas de sangue na região estão escassos e necessitando de todos os tipos sanguíneos.
Para ser doador de sangue é necessário estar saudável, pesar 50 quilos ou mais e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade necessitam de autorização dos pais ou responsáveis). Também é preciso ter um intervalo entre as doações, sendo de 60 dias para homens e 90 para mulheres, estar fora do período gestacional (três meses após o parto ou fora do período de amamentação), não ter tido hepatite após 10 anos de idade, não ser portador de epilepsia e não ter diabetes.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...