MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Encontro do programa Líder encerra com oficinas de turismo, vinho e carne

Publicada em 15/11/2017
Encontro do programa Líder encerra com oficinas de turismo, vinho e carne | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Fialho afirma que Sebrae é articulador e integrador do programa

Após dois dias de atividades, o Programa Líder (Liderança para o Desenvolvimento Regional), desenvolvido pelo Sebrae-RS, encerrou na terça-feira, com oficinas nas áreas de turismo, vinho e carne. Durante o encontro, lideranças dos 43 municípios envolvidos no projeto e que representam as regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Sul do Estado, apresentaram o plano para o desenvolvimento em conjunto. A Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Campanha integram o grupo de trabalho.
O Líder foi implementado em 2015, como uma ferramenta que estimula gestores a atuarem de forma conjunta e empreendedora, fomentando o desenvolvimento da região em que estão inseridos. De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae-RS, Derly Fialho, as três regiões são muito semelhantes no ponto de vista econômico, e, por isso, é importante juntar os recursos e competências para alavancar o desenvolvimento.
Ele salienta que o Sebrae-RS é articulador e integrador do programa, mas as ideias e ações são realizadas pelos participantes. “São cerca de 700 quilômetros de extensão entre as regiões que são responsáveis por 39% do território gaúcho”, informa.
O evento iniciou na segunda-feira, quando foram apresentados os projetos-pilotos elencados para o desenvolvimento das regiões participantes (cadeias produtivas do vinho e turismo), além da estrutura de governança que seguirá colocando em prática as propostas até o momento construídas.
Fialho ressalta que o programa Líder é uma iniciativa diferenciada, que mobiliza e engaja as principais lideranças regionais a proporem ações de transformação, desenvolvendo o território onde vivem e do qual fazem parte. Durante o encontro, também foi apresentado oficialmente o grupo que ficará à frente dos trabalhos, encaminhando ações já propostas e futuras.  
Para apoiar o grupo, entram em cena o comitê científico, formado pelas universidades da região, Embrapa e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; além dos mentores, selecionados por sua representatividade e capacidade de articulação regional. A relação de mentores inclui Darci Schneid, empresário, proprietário da Sirtec Sistemas Elétricos; Fernando Schüler, cientista político e professor no Insper; Luiz Coronel, escritor e publicitário; Luiz Eduardo Batalha, empresário e produtor de azeite de oliva, em Pinheiro Machado; Fábio Branco, ex-prefeito de Rio Grande e atual secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Rio Grande do Sul; e Sérgio Maia, presidente da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS).


Governança
Estrutura de gestão composta por lideranças dos três grupos. Das 24 lideranças que compõem os comitês dos três grupos, 12 compõem a ‘cabine de direção’. São eles: Otomar Vivian (representante municipal), Walter Lídio (empresário), Derly Fialho (Sebrae-RS), Lia Maria Quintana (presidente Corede Campanha), Hildebrando Santos (presidente Corede Fronteira Oeste), Ronaldo Maciel (presidente Corede Sul), Neli Abascal (Líder Campanha), Clori Peruzzo (Líder Campanha), Luis Oscar Kessler (Líder Fronteira Oeste), Marcio Amaral (Líder Fronteira Oeste), José Luiz Kessler (Líder Sul) e Fernando Estima (Líder Sul).

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br