MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Salim Kalil completa 107 anos de tradição na Rainha da Fronteira

Publicada em 23/11/2017
Salim Kalil completa 107 anos de tradição na Rainha da Fronteira | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Prédio da loja, já instalada na General Netto, mas antes da reforma total

A história de uma das mais tradicionais lojas da cidade remonta a quatro gerações, quando a Rainha da Fronteira ainda era uma jovem cidade, com apenas cem anos. Junto à Bagé, cresceu a loja Salim Kalil, que, em 2017, completa 107 anos de história e atuação no comércio bajeense.
Atualmente, a empresa é comandada por Ricardo Kalil e o filho, Rodrigo. Este último é a quarta geração da família à frente da loja, que cresceu de um pequeno comércio de tecidos para uma das maiores lojas da região, com 15 funcionários e um amplo prédio no coração da cidade.
Rodrigo relembra que a história do comércio iniciou com o avô, Salim Kalil, na virada do século 20, com a vinda do patriarca da família do Líbano para o Brasil. Na época, o imigrante trabalhava como mascate, vendendo tecido de porta em porta. Em 1910, estabelecido na Rainha da Fronteira, deu início ao pequeno comércio, antes instalado em uma sala do antigo Mercado Público.
No início da década de 1920, o comércio mudou para o outro lado da rua, em uma casa na esquina da rua General Netto com a Marechal Floriano. Ali o comércio seguiu prosperando e aumentando. Além de tecidos, a loja também passou a comercializar confecção e calçados. Em seguida, outros artigos de bazar ganharam espaço.
Na década de 1980, a empresa novamente se reinventou e ampliou o espaço da loja com uma grande reforma, garantindo espaço para o comércio e também para a fábrica de confecções próprias, no último andar da loja.
Rodrigo conta que foi neste período que a loja ganhou projeção estadual por ser o primeiro comércio no interior do Estado a instalar escada rolante. “As pessoas não conheciam, então por muito tempo faziam fila na loja para ver e andar na escada”, recorda.
O comércio cresceu e hoje é uma das lojas mais tradicionais da cidade. Kalil destaca que a empresa possui clientes fiéis, alguns há mais de cinco décadas. E ele dá a dica de sucesso da loja para atravessar mais de dez décadas com força no comércio regional: “Muito trabalho, sempre focado no negócio e no melhor atendimento para nossos clientes”, destaca.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br