ANO: 25 | Nº: 6282
30/11/2017 Cidade

Terceira edição do projeto Retratos da Vida mostra luta das mulheres contra o câncer

Foto: Antônio Rocha

Foto de Mariane ilustra o mês de outubro no calendário
Foto de Mariane ilustra o mês de outubro no calendário

Uma coleção de imagens e palavras singelas, mas que inspiram autoestima, confiança e luta. Assim é composto o calendário Retratos da Vida, lançado na noite de terça-feira. O projeto é uma iniciativa do Rotary Club de Bagé Minuano, em parceria com o Diones Alves Fotografia, Giuliana Bruni, CTSul e Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC).
Os doze meses do ano foram ilustrados com fotos de mulheres que lutam contra o câncer. Uma delas é Mariane Santana Carvalho Fernandes, 54 anos. Em 2016, ela descobriu um câncer de mama e, desde então, luta contra a doença. Na noite de terça-feira, além de comemorar o lançamento do calendário, em que ilustra o mês de outubro, também comemorava o fim do tratamento, após sessões de quimioterapia e radioterapia.
Ao lado do quadro que apresentava sua imagem e a poesia contando um pouco de sua batalha, ela comemorou. “O poema me descreveu, quase decorei. Fiquei muito apaixonada por todo este trabalho, que com muita delicadeza resgatou a minha autoestima”, disse.
A responsável pelo texto é a escritora e jornalista Giuliana Bruni, que ao lado do fotógrafo Diones Alves, apresentou a vida das 12 mulheres escolhidas através da delicadeza de imagens e palavras. O fotógrafo já participou das outras duas edições do projeto, realizando as fotos no estúdio. Neste ano, sugeriu a inovação de aliar as fotografias com a poesia de Giuliana, ideia que foi bem aceita pelo idealizador e coordenador do projeto, Romário de Almeida. E assim, durante dois meses, Alves e Giuliana visitaram as fotografadas, conheceram um pouco de suas histórias e registraram as imagens no conforto de seus lares. “O desafio desta edição era mostrar a personalidade e a identidade destas mulheres, e pensamos em fazer isso no ambiente delas, em suas casas. O trabalho teve essa pegada mais autoral”, destacou o fotógrafo.
Almeida explica que a ideia do calendário surgiu em 2015, como uma forma de elevar a autoestima das mulheres em tratamento oncológico. Então, como representante do Rotary Minuano, ele procurou a Liga Feminina de Combate ao Câncer e assim surgiu o projeto “Retratos da Vida”.
O coordenador do projeto informa que os quadros com reproduções das fotos e textos do calendário serão expostos no comércio local, onde também será possível adquirir os calendários a R$ 10. A renda arrecadada será destinada aos assistidos da LFCC. Os calendários também podem ser reservados através do telefone (53) 99976-3265.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...