ANO: 26 | Nº: 6526
06/12/2017 Cidade

Sindicom vai fiscalizar funcionamento do comércio aos domingos

Foto: Tiago Rolim de Moura

Lojas terão que cumprir horário normal
Lojas terão que cumprir horário normal

A negociação do dissídio coletivo entre o Sindicato dos Empregados no Comércio de Bagé (Sindicom) e o Sindicato do Comércio Varejista de Bagé (Sindilojas) ainda não teve avanços. Com isso, não há definições sobre o horário de Natal, especialmente aos finais de semana.
A presidente do Sindicom, Mara Caldeira Aveiro, afirma que a definição de horários só será realizada mediante convenção coletiva ou acordo coletivo. Ela adianta que a representação sindical vai fiscalizar as empresas que abrirem aos domingos, o que, segundo a sindicalista, é vedado.
O presidente do Sindilojas, Nerildo Garcia Lacerda, encaminhou uma sugestão de horário para os comerciantes, repetindo o cronograma de final de ano implantado em 2016. Porém, o Sindicom se posicionou contra a medida, devido à dificuldade de negociação.


Alternativa
Segundo Lacerda, a constituição permite que o comércio abra oito horas e funcione duas horas a mais. A presidente do Sindicom ressalta que esse horário é constitucional, desde que seja pago 50% do valor de hora extra.


Indefinição

O Natal é a data com maior movimento do comércio. Até que seja definido o acordo coletivo da categoria, referente ao período de 1º de agosto de 2017 a 31 de julho de 2018, entretanto, não haverá horários diferenciados no final de ano.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...