ANO: 23 | Nº: 5813
07/12/2017 Cidade

Rádio Cultura doa discos para Museu Dom Diogo de Souza

Foto: Divulgação

Mais de 400 discos foram doados
Mais de 400 discos foram doados

O acervo de discos de vinil da Rádio Cultura de Bagé foi doado para o Museu Dom Diogo de Souza, mantido pela Fundação Attila Taborda (FAT/Urcamp). O ato de entrega aconteceu na terça-feira, quando a equipe do museu foi à casa do radialista Edgar Muza, para buscar os mais de 400 exemplares.
Conforme as gestoras do museu, Carmem Barros e Maria Luíza Pêgas, a preservação da cultura bajeense é uma das principais preocupações da FAT/Urcamp. As dirigentes afirmam que a contribuição da Rádio Cultura enriquece a coleção de discos do museu, com exemplares de variados ritmos, como o samba e a música nativista.
As gestoras salientam que os discos serão catalogados e poderão ser acessados pela comunidade. O acervo do Museu Dom Diogo de Souza é composto, em grande parte, por doações. Na mesma semana, a instituição recebeu diversas partituras da pianista Irecê Belmonte Moglia, fundadora do Centro Histórico Vila de Santa Thereza.


Pioneira

Conhecida como "A Pioneira", por ter sido a primeira emissora da cidade, a Rádio Cultura de Bagé tem a programação tradicionalista como seu carro-chefe. Fundada por Atahualpa Dias, às 10h do dia 4 de julho de 1946, foi precursora com programas como o "Teatro em Família", "Jornal falado G4", "QG do Gaúcho, Casa Ramos", "Corrente da Solidariedade", "O céu e o chão da Querência", "Bagé em desfile", entre outros.
A rádio ficou por 22 anos no comando do empresário Odilo Dal Molin e sob a gerência de Vacionir Lopes por quase 40 anos. Em maio deste ano, a emissora foi vendida para o advogado, e também radialista, Claudiran Pereira Nunes, de 67 anos.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...