MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Cultura e arte ganham espaço no final de semana no Canto Sem Fronteira

Publicada em 09/12/2017
Cultura e arte ganham espaço no final de semana no Canto Sem Fronteira | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Livro Verde será entregue para UPP Camaquã

A programação do 11º festival Canto Sem Fronteira iniciou na manhã de sexta-feira, com as provas de tiro de laço e coleta de assinaturas no Livro Verde do “Manifesto artístico em defesa do Rio Camaquã”. O evento, que acontece no Centro de Eventos do Cesarino Espaço Recreativo, encerra neste domingo, e irá contar com apresentações de teatro, dança, cinema, poesia, artes plásticas e música.
De acordo com produtor cultural do evento, Tiago Cesarino, o Livro Verde foi uma proposta do festival, em apoio ao grupo União Pela Preservação do Rio Camaquã, que luta contra projeto de mineração em Minas do Camaquã, distrito de Caçapava do Sul. O objetivo é coletar o máximo de assinaturas de artistas, que serão encaminhadas aos órgãos responsáveis pela avaliação do projeto. “O Camaquã inspira a composição de vários poetas e músicos. Nossa intenção é que eles declarem o amor pela terra”, conta.


Tradição
As provas campeiras também movimentaram o local preparado para o festival, na sexta-feira. De acordo com o organizador do tiro de laço, Aroldo Gusmão, cerca de 40 equipes devem participar das atividades. Ele lembra que as inscrições encerram neste sábado e estão sendo esperados peões de várias cidades da região. “Estamos reinaugurando a pista, que há muito tempo não era utilizada”, observa.
Durante o dia, aconteceu a abertura da Mostra de Artesanato local, o lançamento do 49º Manifesto Poético Cultural da Oficina dos Poetas do Cultura Sul, que foi incluído no programa “Causos e Conversas”, com participação do grupo de poetas da oficina, produção executiva do festival, representantes da Mitra Diocesana e convidados. A mostra de curtas da fronteira e os espetáculos com Armando Carreta também integraram a programação.
O grupo Sonido de Del Alma Gaucha e Cristiano Quevedo se apresentaram na sexta-feira. A apresentação das composições concorrentes, em primeira eliminatória, com as 16 músicas classificadas, também iniciou ontem.


Programação

Sábado
10h - Apresentação do sarau poético “Memórias do meu lugar”, sob responsabilidade da pedagoga Fátima Souza, fazendo parte do programa “Causos e Conversas”, com participação de escritores convidados e mesa redonda com os membros do Conselho de Cultura do Estado, tratando sobre Projetos e Leis de Incentivo.
- Lançamentos de Livros e CDs regionais
12h - Almoço - gastronomia campeira
14h - Oficina de Violão ministrada pelo músico convidado Marcelo Caminha
15h - Concurso de trovas “Mi Maior de Gavetão”
19 h - Mostra de Curtas da Fronteira, com curadoria da Associação Pró-Santa Thereza e Ponto de Cultura Sem Fronteiras.
20 h - Payada, Trova e Poesia - Espetáculo que apresenta as diferentes formas de poesia oral improvisada do gaúcho.
Show inédito “Os Caminhas”, com Marcello, Diego e Marcelinho Caminha.
- Segunda Eliminatória do Festival
- Show com “Fronteira Gaúcha”, com Juliano Moreno e convidados
- Solenidade de Premiação dos Vencedores da 11ª edição do Canto Sem Fronteira
- Show com Renato Borghetti


Domingo

8h - Início do Rodeio Artístico Regional sob responsabilidade da 18ª Região Tradicionalista e Movimento Tradicionalista Gaúcho, danças tradicionalistas nas Categorias Mirim, Juvenil e Adulto
11h - “Manifesto artístico em defesa do Rio Camaquã”
Encontro com lideranças do Manifesto e convidados, com entrega do Livro Verde de assinaturas em favor da causa
12h - Almoço -gastronomia campeira
14h - Mateada
16h - Tertúlia Livre
20h - Show com César Oliveira e Rogério Melo
21h - Premiação Rodeio Artístico Regional
21h30 - Baile de encerramento

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br