MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Encontro debate implantação do Centro de Desenvolvimento Regional

Publicada em 12/12/2017
Encontro debate implantação do Centro de Desenvolvimento Regional | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Primeira oficina ocorreu em novembro e reuniu prefeitos e representantes da região

Acontece, nesta terça-feira, 12, a segunda Oficina de Implementação do Centro de Desenvolvimento Regional (CDR), projeto-piloto no Brasil que contemplará, inicialmente, apenas quatro cidades do país, sendo que Bagé é um dos municípios que terá o funcionamento do projeto.

O evento é realizado pelo Centro de Estudos Estratégicos (CGEE) e pela Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC), em parceria com a Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede Campanha).

As atividades se concentração na terça e quarta-feira, no salão de atos da Urcamp. O encontro tem como objetivo dar continuidade às discussões iniciadas na primeira oficina, realizada em 7 de novembro, além de fomentar debates. A segunda oficina contará com a presença do secretário de educação do Ensino Superior, Paulo Barone, além de prefeitos da região e representantes de instituições, órgãos e associações.

 

Saiba mais

A proposta do CDR é formar um programa até o fim de 2018, a partir das experiências que estão sendo propostas nos projetos-pilotos, cuja finalidade principal é apoiar a organização de uma agenda de iniciativas das instituições da base técnico-científica no interesse do desenvolvimento das suas regiões.
Além disso, o programa procura atender objetivos como de aumento da competitividade e sustentabilidade das estruturas sociais e econômicas regionais; da melhor apropriação social dos esforços e formação de recursos humanos e investimentos em educação e ciência, tecnologia e inovação e de resultados das atividades de pesquisa e desenvolvimento que assegurem melhoria de qualidade de vida das populações.
O CDR terá sua estrutura centralizada no campus central da Urcamp e será constituído, conforme a CGEE, por uma coordenação, professores e pesquisadores.

 

Programação

Terça-feira, 12

15h - Mesa de abertura;

15h30min – Apresentação dos dados regionais (indicadores, mapas e sistema);

16h30min – Apresentação da metodologia de trabalho da oficina;

17h – Validação dos alvos e indicação de projetos.

 

Quarta-feira, 13

9h – Trabalho dirigido em grupo/definição de projetos (um coordenador e três facilitadores);

10h – Sistematização dos projetos com moderação do diretor do CGEE, Antônio Galvão;

11h30min - Encerramento.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br