MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

General de Brigada visita acervo do Museu Dom Diogo de Souza

Publicada em 23/01/2018
General de Brigada visita acervo do Museu Dom Diogo de Souza | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada foi recepcionado pela diretora Carmen Barros

A visita cordial foi durante o fim de semana nas dependências do Museu Dom Diogo de Souza, em Bagé. O general de Brigada José Ricardo Vendramin Nunes, comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, foi recepcionado pela diretora do Museu, Carmen Barros, que falou sobre a trajetória de Attila Taborda, de quando começou a organizar os primeiros acervos que deram origem ao que hoje representa o museu, e sua missão ao trazer naquela época para Bagé o Ensino Superior, o que resultou na atual Universidade da Região da Campanha (Urcamp), mantenedora da instituição. 
Ele conheceu objetos históricos, documentos antigos e o vasto material de guerras e batalhas que contam a história da formação da região e de Bagé. “É um dos mais organizados, considerando a importância histórica que tem aqui. Estão todos de parabéns pelo profissionalismo com que cuidam desse vasto acervo. Infelizmente não se encontra em outros lugares esse padrão, é um privilégio poder estar visitando esse museu”, relata o militar, que comanda unidades militares de Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento, São Gabriel e Jaguarão. 
O general Vendramin, que está em Bagé desde abril do ano passado, reafirmou a disposição de parcerias com a Fundação Attila Taborda (FAT/Urcamp) em ações que beneficiem a manutenção do prédio, como pintura, por exemplo.


Doações

Há pouco mais de uma semana o Museu Dom Diogo recebeu um conjunto de peças que pertenceram ao Exército Brasileiro, através do 3º RC Mec. O material foi doado, catalogado e agora também faz parte do acervo e já está à disposição da comunidade para visitação. "O museu não adquire nada. Tudo o que temos aqui é fruto de doações. As pessoas podem seguir doando, porque aqui elas têm a garantia de que qualquer material que chega é resguardado com toda a segurança, além de servir como objeto de estudo para quem nos visita e se interessa pela história e a pesquisa", argumenta Carmen Barros.


Horário de visitação
O Museu Dom Diogo de Souza está aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 18h. Aos sábados e domingos permanece aberto das 14h às 18h.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br