ANO: 26 | Nº: 9492
09/02/2018 Cidade

Fonte que pertencia ao Hotel do Comércio será implantada no condomínio João Oliveira

Foto: Tiago Rolim de Moura

Chafariz será montado no pátio do prédio
Chafariz será montado no pátio do prédio

Após vários anos enfeitando o pátio do Hotel do Comércio, no centro de Bagé, a fonte que estava instalada após reforma da estrutura foi retirada e doada para a implantação no condomínio João Oliveira.
O hotel está sendo novamente reformado. O chafariz, que não era uma peça original do prédio, foi retirado no mês de dezembro de 2017. De acordo com o síndico do condomínio João Oliveira, José Lopes Machado, quando deram início à obra, os administradores se desfizeram de algumas peças. Ele ficou sabendo e adquiriu 12 vasos que ornamentavam o espaço e, com isso, conseguiu, através de doação, a fonte.
Machado ressalta que a intenção é reconstruir o chafariz com o mesmo modelo do antigo. “Faremos a parte de baixo e colocaremos luzes para dar mais visibilidade”, ressalta. Ele conta que a obra para a colocação da fonte será realizada próximo da praça. A expectativa é iniciar em abril.


Reforma
Conforme o responsável pelo projeto de reforma do Hotel do Comércio, Marcos Ramos, a fonte foi implantada vários anos após a inauguração, que aconteceu em 1842. Ele salienta que a intenção dos proprietários é manter a fachada e os apartamentos que compõem o hotel, cuja entrada será pela rua Barão do Amazonas. “O térreo deve ser locado para alguma rede de lojas”, disse. Ramos destaca, ainda, que a reforma deve ser concluída em junho. Ele adianta que no pátio onde estava instalada a fonte terá um jardim aberto.


Inauguração

No livro inventário Cultural de Bagé, a pesquisadora Elisabeth Fagundes destaca que o Hotel do Comércio foi o primeiro do município. Ele foi fundado em 1842, pelo francês João Luiz Caputo. No início, a entrada principal era pela rua do Comércio, hoje rua Barão do Amazonas. Após a morte de Caputo, que não tinha herdeiros, o vice-consulado da França vendeu o hotel a João Coelho.
Depois de reformado, tornou-se um dos mais confortáveis hotéis do Estado. Era o único prédio da cidade a ter esgotos próprios e ter pia nos quartos. O pátio interno sediava festas requintadas. Até o inicio da reforma foi transformado em centro comercial. O hotel foi atualizado para integrar os padrões atuais de excelência.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...