MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Com necessidade de intervenção, Ponte Seca receberá vistoria na próxima semana

Publicada em 10/02/2018
Com necessidade de intervenção, Ponte Seca receberá vistoria na próxima semana | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Dormentes foram danificados pela ação do tempo

O perigo iminente vem tomando conta da Ponte Seca, situada na avenida Presidente Vargas. Algumas madeiras que cobrem a estrutura que serviu de trilho estão quebradas, outras queimadas e, ainda, há pontos vazios. Ciente da demanda e com a meta de melhorar a estrutura, a Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan)  programou, para a próxima quarta-feira, a realização de uma vistoria junto ao local. A ideia é avaliar possíveis intervenções.

De acordo com o titular da Geplan,  Eduardo Deibler, já foi realizada a limpeza e o fechamento do local para que as pessoas não realizem a travessia. Ele entende, contudo, que ainda há perigo, visto que os dormentes estão desgastados. “Temos que encontrar uma forma de intervir, porque é  tombada como patrimônio histórico e precisa de liberação”, disse.

Deibler ressalta que a Geplan está remodelando e ampliando o projeto realizado pela arquiteta Joelma Silveira para apresentar ao Ministério da Cultura e Turismo. Ele conta que em razão da persistente defesa daquela área pelo radialista Edgar Muza, há mais de 30 anos, visando transformá-la num restaurante panorâmico, o núcleo técnico da secretaria irá acrescentar tal possibilidade dentro do rol de possíveis medidas a serem executadas. O que, se viabilizado, conforme sua análise, poderá auxiliar na manutenção e preservação do espaço.
Segundo o secretário, já foi encaminhado um pedido de apoio para a Rumo Logística, solicitando o apoio para a criação de um museu ferroviário no local e também a instalação de um vagão para a implantação do restaurante.

Projeto

O projeto inicial foi  apresentado ao Ministério da Cultura  em 2011 e prevê a conservação e restauração da ponte seca e dos dois largos onde se encontra, um deles com acesso pela rua Marechal Deodoro e outro pela rua José Otávio. No espaço, devem ser agregadas espécies nativas, a promoção da  acessibilidade e  funcionalidade, além do embelezamento do entorno para valorizar a história da cidade.

A responsável pela ampliação do projeto é a arquiteta e engenheira civil da Geplan Nicole Bergamo. De acordo com ela, já está sendo realizada uma avaliação sobre como inserir novos elementos no projeto inicial. Segundo a profissional, a estrutura de ferro está intacta e uma das ideias é formatar uma passarela panorâmica para unir as duas entradas. “Devemos encaminhar o projeto ainda em fevereiro”, ressalta.

Serão dois acessos, pelas ruas José Otávio e Marechal Deodoro, em frente ao Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), até a Ponte Seca. A ideia é manter a ponte como está, sendo inserida, ali, uma passarela em vidro. Os barrotes serão recuperados. De um lado, será construída  uma área infantil, com brinquedos, trenzinho para crianças e uma série de equipamentos.

 Histórico da Estação Ferroviária de Bagé

A primeira Estação Ferroviária de Bagé foi inaugurada em 12 de dezembro de 1884 e consistia num terminal da linha que se iniciava em Rio Grande. Segundo registros históricos, o prédio foi destruído por um incêndio em 1926. De acordo com relatório da Viação Férrea do Rio Grande do Sul, no ano de 1929, a antiga estação foi demolida para a construção da nova, que, hoje, abriga o Centro Administrativo.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br