MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Santa Rasa atinge sete metros abaixo do nível normal

Publicada em 15/03/2018
Santa Rasa atinge sete metros abaixo do nível normal | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Nos últimos 20 dias, reservatório registrou baixa de um metro

A falta de chuva na região tem agravado as perdas no campo e, na cidade, os prejuízos se evidenciam no abastecimento dos reservatórios de água. Na medição realizada ontem, a barragem da Sanga Rasa, principal reservatório de Bagé, atingiu seu menor nível no ano: sete metros aquém do ideal. O resultado representa um deficit de um metro no comparativo com o constatado há cerca de 20 dias, em 23 de fevereiro.

De acordo com o diretor do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), Volmir Silveira, o momento é crítico e as avaliações diárias feitas pela autarquia é que nortearão os próximos passos. ”Se seguir assim, sem chuva, não está descartada a hipótese de se agravar o racionamento, assim como a ativação das Pedreiras para ajudar no abastecimento”, adianta.

A medida imediata para tentar amenizar a situação foi a reativação dos poços artesianos, além da melhoria dos que estavam em funcionamento. Isso garantiu a atividades de oito estruturas: Malafaia I, Malafaia II, Floresta, Madezatti, Tiarajú, São Domingos, Stand e Comandante Kraemer.

Outra ação realizada pela autarquia consistiu no abastecimento, com caminhões-pipa, em localidades em que a pressão da água é considerada baixa, às chamadas pontas de rede. Locais como o bairro Damé, Presídio Regional, Santa Casa de Caridade, Passo do Perez, Residencial Charrua, Cemitério dos Azevedos, Corredor do Butica e rua do Acampamento, próximo ao prédio da RBS TV, são abastecidos pelos veículos.

Uma última alternativa, em fase de conclusão, é a obra de transposição da água da barragem do Piraí para a Sanga Rasa. A expectativa é de que assim que seja finalizada tal empreitada, um volume de 80 litros por segundo seja despejado no principal reservatório do município, o que deve auxiliar na manutenção do nível atual da água.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br