MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Centro de Desenvolvimento Regional debaterá projetos no dia 19

Publicada em 16/03/2018

A presidente do Corede/Campanha e reitora da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Lia Maria Herzer Quintana, e a Universidade Federal do Pampa  (Unipampa), reúnem as lideranças regionais no próximo dia 19, às 14h, para dar continuidade ao trabalho de implantação efetiva do Centro de Desenvolvimento Regional (CDR) em Bagé. O projeto geral é uma experiência piloto desenvolvida por iniciativa do Ministério da Educação para detectar possibilidades de crescimento e amparo tecnológico para regiões inteiras a partir de quatro centros iniciais em todo o Brasil, um deles na Rainha da Fronteira.
Reconhecendo o CDR como uma oportunidade para reunir os agentes de desenvolvimento e fomentar a inovação dos padrões de produção e da atividade econômica como um todo, serão desenvolvidas sete propostas de projetos a serem implantados na região a partir de diagnósticos retirados de encontros anteriores com lideranças comunitárias, institucionais e poderes públicos constituídos em toda a área de abrangência do Corede Campanha. "Por isso, é importante que prefeitos, conselhos, instituições de ensino e os grupos que já participaram dos encontros anteriores estejam presentes. Uma vez analisados, os projetos serão um indício para as diretrizes em termos de investimentos que deve estar finalizada até dezembro de 2018 ", reforça a presidente.
O encontro é orientado pela metodologia do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE) e pela Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), em parceria com a Urcamp e Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede Campanha) e Unipampa. Os projetos-pilotos têm como finalidade principal apoiar a organização de uma agenda de iniciativas das instituições da base técnico-científica no interesse do desenvolvimento das suas regiões. O programa pretende aumentar a competitividade e sustentabilidade das estruturas sociais e econômicas regionais, intensificar a apropriação social dos esforços e a formação de recursos humanos, aprimorar investimentos em educação e ciência, tecnologia e inovação e ampliar os resultados das atividades de pesquisa e desenvolvimento regional.

Oito propostas
Projeto 1 - Desenvolvimento e difusão de tecnologias para arranjos produtivos locais de oliveiras, ovino, vitivinicultura

Projeto 2 - Monitoramento da qualidade dos recursos naturais (água e biodiversidade)

Projeto 3 - Desenvolvimento e difusão de tecnologias associadas às energias renováveis

Projeto 4 - Centro de referência em saúde ocupacional, órteses e próteses, reabilitação e doenças crônicas

Projeto 5 - Educação ambiental para conservação e recuperação de recursos hídricos (rios, arroios, córregos e nascentes) e tratamento e reciclagem de resíduos sólidos (lixo)

Projeto 6 - Criação do centro de prototipagem e novos produtos (Laboratório de Criatividade e Inovação)

Projeto 7 - Difusão do acesso à banda larga na região

Projeto 8 - Criação de roteiros turísticos na região da Campanha

Agenda

O que: reunião do CDR/Urcamp

Quando: dia 19, às 14h

Onde: no campus central da Universidade da Região da Campanha

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br