ANO: 25 | Nº: 6236
26/03/2018 Cidade

Luiz Coronel vence prêmio Açorianos na categoria Livro Infantil do Ano

Foto: Divulgação

Bajeense recebeu distinção pela obra
Bajeense recebeu distinção pela obra "Venturinha, o amigo do vento"

Com mais de 70 publicações como autor, em diversos segmentos da literatura, o bajeense Luiz Coronel acaba de incluir mais um prêmio ao seu rol de reconhecimento. E, desta vez, em grande estilo. Na última sexta-feira, ele recebeu o prêmio Açorianos de Literatura, na categoria infantil.
A obra “Venturinha, o amigo do vento”, da Mecenas Editora e Projetos Culturais, foi considerada o melhor livro do ano na categoria infantil. Em entrevista à reportagem do Jornal MINUANO, no sábado, o autor explicou que a obra faz parte da coleção “Esquilos”. Venturinha é o nono volume da série, que deve encerrar com o próximo livro, “A grande orquestra dos bichos”.
Autor dinâmico, que transita por diversos meandros da literatura, desde livros para os pequenos e iniciantes leitores até crônicas políticas, ele destaca um dos ingredientes para o sucesso das obras infantis. “O segredo é que quando eu escrevo para crianças, não escrevo para crianças. Faço histórias atrativas e busco bons ilustradores. E isso conta muito”, aponta.
Todo escrito em forma de pequenos poemas, o livro acompanha a história de um menino que pega carona em um redemoinho e sai a percorrer o mundo. Toda a série já vendeu mais de 100 mil exemplares no Estado e já foi premiada pela revista Plural. “Acredito que seja um recorde para um livro infantil no Rio Grande do Sul”, estima.
Vale frisar que Coronel não é novato no prêmio Açorianos. Em 2016, sua obra “2016 – Sombras e luz sobre um ano inquietante”, concorreu na categoria de crônicas. Desta vez, muito longe da vertente dos textos infantis, o texto era carregado de teor político. “Apesar da idade, tenho uma vitalidade criativa e editorial que me encanta muito. Estou beirando os 80 anos e queimando chumbo”, brinca o autor.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...