ANO: 25 | Nº: 6262
10/04/2018 Cidade

Zeca Brito filma documentário no Reino Unido

Foto: Divulgação

Obra é a primeira de âmbito internacional do diretor bajeense
Obra é a primeira de âmbito internacional do diretor bajeense

Com personagens como Tarsila do Amaral, José Morais, Portinari, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Volpi, Cícero Dias e Burle Marx, o documentário de longa-metragem "Os Quadros da Rainha", escrito e dirigido pelo bajeense Zeca Brito - em fase de filmagem em Londres - envolverá 16 instituições públicas britânicas, incluindo a Tate Gallery e a Royal Academy of Arts. O filme tem produção de Letícia Friedrich ("Açúcar") e de Lourenço Santana ("Call Me by Your Name").

O longa relembra a exposição "A Arte da Diplomacia: Modernismo Brasileiro Pintado para Guerra" - que ganhou uma retrospectiva este mês na capital britânica - ocorrida em 1944. A mostra reuniu um público estimado de cerca de 100 mil pessoas. O Brasil enviou, de navio, 168 pinturas de 70 artistas modernistas, além de 162 fotografias da arquitetura moderna brasileira. As obras foram doadas à rainha Elizabeth e leiloados. Os recursos arrecadados foram revertidos para a força aérea britânica.

"O documentário apresenta um fascinante episódio de diplomacia cultural que revela uma visão de modernismo nas artes brasileiras. O filme discutirá o papel político e histórico dos artistas brasileiros e da coroa britânica na luta pela paz", resume Zeca Brito. Primeira produção internacional do cineasta natural de Bagé, "Os Quadros da Rainha" também terá locações nas cidades de Norwich, Reading, Manchester, Bristol, Glasgow, Edimburgo e Bath.

Sobre o cineasta
Radicado em Porto Alegre e natural de Bagé, Zeca Brito roteirizou e dirigiu diversos curtas-metragens, com destaque para "Aos Pés" e "O Sabiá". Ele estreou em longa-metragem em 2011, com o drama "O Guri". Em 2015 lançou o documentário "Glauco do Brasil" (39ª Mostra de SP) e em 2016 lançou a comédia "Em 97 Era Assim" (Melhor Filme do Festival Seattle). Em 2017, lançou o documentário "A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro" no Festival do Rio. Atualmente, finaliza o drama histórico "Legalidade", com previsão de lançamento para 2018.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...