MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Aparelho de raio-X do PAM I entra em operação

Publicada em 18/04/2018
Aparelho de raio-X do PAM I entra em operação | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Equipamento permite disponibilização de exames digitalizados

Desde ontem, o aparelho de raio-X instalado junto ao PAM I, passou a funcionar. O equipamento, considerado um dos mais modernos da atualidade, conforme a Prefeitura de Bagé, está apto a realizar cerca de 70 exames por dia.

A coordenadora do PAM I, Iara Ustarroz, explica que o sistema funciona atendendo a um cronograma específico. "O paciente consulta em um posto de saúde da rede municipal. Com a requisição do exame em mãos, ele vai até o PAM I e marca quando irá realizar o procedimento, normalmente disponível em até dois dias. A imagem é totalmente digitalizada e enviada para o médico especialista, o qual realiza o laudo em cerca de 24h. O resultado é colocado em um sistema informatizado, onde qualquer médico do município tem acesso e pode visualizar por computador, ou até celular e, se for necessário, indica a medicação ou procedimentos a serem tomados. É possível que cada pessoa que realize o exame retire o mesmo em CD, disponibilizado pela prefeitura sem custo algum", detalhou.

O secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, explicou que, antigamente, era retirada uma chapa e as pessoas, muitas vezes, perdiam e ficavam sem o exame. "Agora, é possível realizar o procedimento e receber o laudo com mais rapidez, fazer comparativos para cada paciente e ter acesso permanente a todas as imagens de cada um, modernizando, efetivamente, o serviço", destacou.

O novo sistema, conforme divulgado ontem, pelo governo, será anunciado oficialmente na segunda-feira, a partir das 10h.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br