MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Levantamento de dados antecipará criação de ações voltadas às pessoas com deficiência

Publicada em 27/04/2018

Um projeto apresentado, nesta semana, pelo setor de inclusão da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi), pretende levantar dados para a criação de ações de políticas públicas voltadas aos deficientes. A iniciativa, idealizada pela responsável pelo setor, Cimone Barbosa Gonzales Halberstadt, e pela voluntária da Associação Bajeense de Pessoas com Deficiência (Abadef), Vitória Vasconcelos, aborda a ideia de um software de captação de dados em toda a rede da Prefeitura de Bagé.

Conforme a responsável pelo setor, o programa irá recolher os dados desses cidadãos para ter um levantamento de quantos deficientes residem na cidade e quais são suas especificidades, além de onde moram e quais tipos de serviço utilizam. Respeitando a privacidade dessas pessoas, assim que instalado o recurso, a população terá acesso livre às informações, que também integrarão os cadastros do Código Internacional de Doenças (CID) e Código Internacional de Funcionalidade (CIF).

Cimone explica que, partir do diagnóstico, o município poderá ampliar a efetividade das ações e políticas voltadas para o grupo, em diversos setores, como saúde, educação, assistência social, habitação e mobilidade urbana.

A próxima etapa, de acordo com Cimone, será definir onde e como será implantado o projeto. Para isso, será realizada, na próxima semana, uma reunião com o setor técnico da Smasi. A idealizadora conta que a iniciativa deve "ajudar a minimizar as barreiras arquitetônicas" e garantir melhor acesso dessas pessoas a vários setores da sociedade.

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br