MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Prefeitura de Candiota vai retomar obra de Unidade de Apoio à Distribuição de Alimentos

Publicada em 05/05/2018
Prefeitura de Candiota vai retomar obra de Unidade de Apoio à Distribuição de Alimentos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Previsão de conclusão é para o final deste ano

Após paralisar a obra para rescindir contrato com a empresa responsável, a Prefeitura de Candiota lançou edital para retomar construção da Unidade de Apoio à Distribuição de Alimentos. O recurso para o empreendimento foi obtido em 2012, junto ao Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), com previsão de entrega para 2015. A empreitada atrasou e, após dois aditivos de prazo, foi paralisada há cerca de um ano.

O secretário geral de governo da prefeitura, Artêmio Parcianello, explica que a empresa teve seu contrato rescindido por não conseguir executar as obrigações contratuais por falta de capital de giro. Atualmente, a obra tem custo estimado em R$ 459,2 mil. Com previsão de entrega até o final deste ano, a unidade, quando em operação, irá receber, em um primeiro momento, a produção de 200 produtores da agricultura familiar. Contudo, a recepção poderá abranger a produção de mais de 1000 famílias assentadas e pequenos produtores.

Na unidade, a produção será processada, embalada e distribuída. "Hoje, temos uma legislação que garante 30% da merenda escolar com produção da agricultura familiar. Então esse é um dos destinos do produto. Também será realizada a distribuição geral para comércio", aponta.

Parcianello explica que, quando pronta, a intenção é que a articulação do espaço seja gerenciada pelas entidades de desenvolvimento cooperativo dos produtores. "A prefeitura permanece como um amparo, mas a ideia é fortalecer essa estrutura organizativa das cooperativas e associações no espaço", destaca.

O recurso para a construção do espaço foi conquistado em 2012, quando a prefeitura participou do edital lançado pelo Ministério para seleção de projetos para centrais de comercialização. Na época, apenas três municípios do Estado foram contemplados e apenas agora tiveram a verba liberada. O objetivo da Unidade de Apoio à Distribuição de Alimentos, que terá abrangência regional, é a operação de programas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além da feira de produtos coloniais entre outros projetos que visem a comercialização de produtos da agricultura familiar.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br