MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Aceguá define seis projetos em assembleia municipal da Consulta Popular

Publicada em 10/05/2018
Aceguá define seis projetos em assembleia municipal da Consulta Popular | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

A primeira das sete assembleias municipais da Consulta Popular 2018/2019 aconteceu, ontem, na Câmara de Vereadores de Aceguá. A atividade reuniu representantes da sociedade civil, da segurança, saúde e poder público, com o objetivo de definir os projetos que irão à votação junto às prioridades dos outros municípios, a fim de decidir quais farão parte da cédula da consulta deste ano.
Vice-presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede), Fábio Pintos participou da assembleia convocada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) e pela comissão regional eleita. A resolução da Consulta Popular era indicar cinco projetos por município. Entretanto, como foram seis mais votados durante a assembleia municipal, a comissão permitiu a escolha de seis prioridades. Os projetos escolhidos foram: apoio à agricultura familiar; infraestrutura turística; ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde; apoio na recuperação de estradas vicinais; videomonitoramento eletrônico e reaparelhamento de órgãos de segurança.
Também foram definidos quatro delegados representantes do poder público, sociedade civil, Brigada Militar e saúde, que serão os responsáveis por defender os projetos de cada município na assembleia ampliada, que define até 10 projetos que farão parte da cédula de votação. “Foi uma assembleia legítima, pois contou com uma média de participação semelhante aos anos anteriores, com representatividade de vários setores, que definiram programas de interesse do município e região”, avalia Pintos.
A presidente do Corede Campanha, Lia Quintana, que encontra-se em viagem de trabalho, destaca a importância das assembleias municipais para a definição das prioridades da região. "No dia 23 de maio, na Assembleia Regional Ampliada, será definida a cédula de 2018. A participação de todos é fundamental porque traz uma garantia de que as demandas regionais terão recursos para serem solucionadas", lembra.   
Candiota é o próximo município do Corede Campanha a realizar assembleia, que acontece na terça-feira, 15, às 19h, no Centro de Eventos de Dario Lassance. Em Bagé, a assembleia municipal acontece no dia 18 de maio, às 14h, na Câmara de Vereadores.


Assembleia regional ampliada e votação

Neste ano, serão destinados R$ 80 milhões para a Consulta Popular no Rio Grande do Sul. Para a região, serão cerca de R$ 3 milhões para atender aos projetos definidos como prioritários.
A construção da cédula de votação, contendo de seis a 10 projetos, acontece no dia 23 de maio, às 14h, na Câmara de Vereadores de Bagé. A votação da Consulta Popular, este ano, acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de junho, nas modalidades on-line (através do site www.consultapopular.rs.gov.br), offline (através do aplicativo que será disponibilizado pelos Coredes e Comudes) e ainda através de mensagem de SMS.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br