MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Carvão vegetal de Candiota deve chegar ao mercado em 15 dias

Publicada em 16/05/2018
Carvão vegetal de Candiota deve chegar ao mercado em 15 dias | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Estimativa é produzir em torno de 200 mil quilos por mês

Um mercado que se abre em Candiota, conhecida como a Capital do Carvão Mineral, é para a produção de carvão vegetal para churrasco. Uma área de 850 hectares, da Fazenda São Francisco, situada a quatro quilômetros aos fundos da Vila Operária, foi toda adaptada para a produção do produto. As vendas, aliás, devem iniciar em até 15 dias.
Conforme um dos sócios do empreendimento e proprietário da área, Rafael Quintana, a oportunidade do negócio surgiu a partir da baixa no valor da madeira. Ele conta que a área está arrendada para uma empresa, que segue realizando a colheita dos 700 hectares da acácia. Além disso, outra empresa está realizando a queima do carvão e ele e seu pai, João Henrique Herzer Quintana, ficaram encarregados do empacotamento e venda do produto.
Quintana conta que a estimativa é produzir em torno de 200 mil quilos por mês e, para isso, deve empregar mais de 50 trabalhadores. “Por enquanto estamos com 30, que prestam o serviço no local. Faremos todo o processo, desde o plantio até a comercialização e entrega do produto”, explica.
O proprietário da área ressalta que o licenciamento ambiental já está liberado junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e já estão sendo finalizados os fornos e os galpões de armazenamento. Construídas de forma artesanal, as estruturas foram erguidas utilizando tijolos de barro e argila. Serão, no total, cerca de 40, situadas em meio à floresta.
De acordo com Quintana, já foi adquirida uma máquina com a capacidade de embalar cinco mil quilos por dia. Também foi construída uma estrutura de 170 metros quadrados para abrigar a indústria. “A projeção é que a floresta produza por até oito anos, depois a meta é comprar material de outros produtores da região”, informa.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br