ANO: 24 | Nº: 6013
16/05/2018 Cidade

Carvão vegetal de Candiota deve chegar ao mercado em 15 dias

Foto: Divulgação

Estimativa é produzir em torno de 200 mil quilos por mês
Estimativa é produzir em torno de 200 mil quilos por mês

Um mercado que se abre em Candiota, conhecida como a Capital do Carvão Mineral, é para a produção de carvão vegetal para churrasco. Uma área de 850 hectares, da Fazenda São Francisco, situada a quatro quilômetros aos fundos da Vila Operária, foi toda adaptada para a produção do produto. As vendas, aliás, devem iniciar em até 15 dias.
Conforme um dos sócios do empreendimento e proprietário da área, Rafael Quintana, a oportunidade do negócio surgiu a partir da baixa no valor da madeira. Ele conta que a área está arrendada para uma empresa, que segue realizando a colheita dos 700 hectares da acácia. Além disso, outra empresa está realizando a queima do carvão e ele e seu pai, João Henrique Herzer Quintana, ficaram encarregados do empacotamento e venda do produto.
Quintana conta que a estimativa é produzir em torno de 200 mil quilos por mês e, para isso, deve empregar mais de 50 trabalhadores. “Por enquanto estamos com 30, que prestam o serviço no local. Faremos todo o processo, desde o plantio até a comercialização e entrega do produto”, explica.
O proprietário da área ressalta que o licenciamento ambiental já está liberado junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e já estão sendo finalizados os fornos e os galpões de armazenamento. Construídas de forma artesanal, as estruturas foram erguidas utilizando tijolos de barro e argila. Serão, no total, cerca de 40, situadas em meio à floresta.
De acordo com Quintana, já foi adquirida uma máquina com a capacidade de embalar cinco mil quilos por dia. Também foi construída uma estrutura de 170 metros quadrados para abrigar a indústria. “A projeção é que a floresta produza por até oito anos, depois a meta é comprar material de outros produtores da região”, informa.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...