MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Inscrições para vestibular da Urcamp encerram na próxima sexta-feira

Publicada em 16/06/2018
Inscrições para vestibular da Urcamp encerram na próxima sexta-feira | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Prova acontece no dia 24

Esta é a última semana para garantir uma vaga no processo seletivo de inverno da Universidade da Região da Campanha (Urcamp). Até às 23h59min do dia 22, sexta-feira, os candidatos podem realizar a inscrição para o vestibular, através do site da instituição. A prova será aplicada no domingo, dia 24 de junho.

Os candidatos podem se inscrever para realizar a prova de redação ou utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos últimos três anos. A inscrição tem custo de R$ 30.

A pró-reitora acadêmica da universidade, Virgínia Paiva Dreux, explica que os interessados em iniciar uma caminhada acadêmica podem consultar a instituição, através da Central do Aluno, onde serão informados sobre todas as formas de financiamento e crédito próprio. "Também estamos à disposição, não apenas na pró-reitoria acadêmica, mas também nas coordenações dos cursos de interesse, para apresentar as instalações e laboratórios da Urcamp", convida.

A prova de redação será aplicada no domingo, 24, a partir das 14h e os portões abrirão às 13h30min. O processo disponibiliza vagas para todos os 22 cursos de graduação da instituição. O listão será divulgado no dia 27 de junho, através do site da Urcamp e nas redes sociais e, ainda, na edição do Jornal MINUANO. As matrículas serão realizadas nos dias 27, 28 e 29 de junho.

A inscrição também pode ser feita diretamente na Central do Aluno, que funciona no campus central da Universidade, de segunda a quinta-feira, das 12h às 21h30min, e às sextas-feiras, das 9h às 11h30min e das 13h às 17h30min.


BOX

Como ingressar?

A Urcamp responde às demandas regionais pela formação superior com a oferta de 20 cursos de graduação. Esse conjunto consolida um abrangente campo de formação profissional e humanística em uma grande diversidade de áreas de conhecimento. Além do vestibular, existem outras formas de ingressar na instituição:
Enem- a Urcamp permite que os interessados em ingressar no Ensino Superior utilizem a nota do Enem. Basta acessar o link “Vestibular”; preencher os dados solicitados. Na aba “ENEM” preencher com a nota da redação. Após finalizada a inscrição, será gerado um boleto que deverá ser pago para obter a confirmação. A divulgação dos aprovados será enviada para o e-mail informado pelo aluno no ato da inscrição. Por isso, é importante certificar-se do correto preenchimento dos dados.

Portador de diploma do Ensino Superior- graduados ou concluintes que estejam com data de colação de grau agendada, podem ingressar como portador de diploma nos cursos ofertados. As solicitações ocorrem nos meses de abril e outubro, na Central do Aluno, mediante apresentação de documentos listados em nosso site.

Prouni- bolsa de estudos oferecida pelo governo federal, através do Ministério da Educação. Para essa modalidade, o aluno concorre às vagas ofertadas pela universidade, através da última nota obtida no Enem. É uma forma de ingresso sem a necessidade de prestar vestibular.

Fies - Financiamento Estudantil do Ministério da Educação, que permite ao aluno financiar até 100% de sua graduação.

Transferência externa - alunos de outras instituições de Ensino Superior podem solicitar transferência externa para a Urcamp. As inscrições ocorrerão, na Central do Aluno (campus Bagé) ou nas secretarias centralizadas dos campi (Alegrete, Dom Pedrito, São Gabriel, Santana do Livramento), nos meses de abril ou outubro, para ingresso no semestre seguinte.

Você sabia?
Fipres – o Financiamento Próprio Estudantil (Fipres) permite que o aluno ingressante pague apenas 70% da mensalidade e o restante, de 30%, somente após concluir a graduação. A instituição dispõe, ainda, um desconto de 15% para o estudante que se matricular em todas as disciplinas da grade curricular.

Credies/Fundacred – no Credies, o vestibulando pode pagar 50% da mensalidade enquanto está estudando e restante, de 50%, após concluir o curso. A solicitação de financiamento ocorre por meio do site portal.fundacred.org.br.

Fies – Financiamento Estudantil do Ministério da Educação, o qual permite que o aluno possa financiar até 100% da sua graduação. Para isso é necessário que o estudante tenha realizado Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota de redação superior a zero e fazer inscrição pelo site fiesselecaoaluno.mec.gov.br, seguindo o cronograma e os critérios exigidos pelo programa.

 

Cursos

Administração
Campus: Alegrete, Bagé, Santana do Livramento e São Gabriel
Carga horária: 3030 horas
Turno: noturno
Duração: oito semestres
Proporciona ao aluno instrumentação intelectual, cultural e tecnológica para o desempenho de funções e papéis nas empresas e demais organizações onde sua ação seja necessária.

Agronegócio
Campus: São Gabriel
Carga horária: 2410 horas
Turno: noturno
Duração: seis semestres
Oferece os meios de ensino que proporcionam formar profissionais tecnicamente capacitados para viabilizar soluções tecnológicas competitivas para o desenvolvimento de negócios na agropecuária

Agronomia
Campus:Bagé
Carga horária: 3810 horas
Turno: noturno
Duração: 10 semestres
Apostar na Agronomia como profissão é ter visão no hoje com foco em um amanhã promissor, já que encontrar soluções para a produção de alimentos saudáveis, de forma sustentável, é o grande desafio da atualidade

Arquitetura e Urbanismo
Campus: Bagé
Carga horária: 3690 horas
Turno: noturno
Duração: 10 semestres
A estrutura do curso conta hoje com pesquisa na área de patrimônio arquitetônico e técnicas construtivas. Visa formar profissionais reflexivos e críticos, pleno nas suas atribuições, para atuar na organização, produção e construção de espaços abertos e fechados

Ciências Biológicas
Campus: Alegrete, Bagé, Santana do Livramento
Turno: noturno
Carga horária: 4310 horas
Duração: oito semestres
Formação de professores de Ciências Biológicas com atribuições a biólogos para atuação profissional nas áreas de Educação e Divulgação de Ciências, bem como para as áreas de Saúde, Meio Ambiente, Pesquisa e Extensão

Ciências Contábeis
Campus: Alegrete, Bagé, Santana do Livramento e São Gabriel
Turno: noturno
Carga horária: 3000 horas
Duração: oito semestres
Oportuniza a formação de um profissional com atuação em Contabilidade Internacional, Auditoria, Controladoria, Perícia e Planejamento Tributário, além de diversas áreas de atuação do Contador nas empresas privadas e entidades públicas .

Direito
Campus: Alegrete, Bagé, Santana do Livramento e São Gabriel
Turno: noturno
Carga horária: 3710 horas
Duração: 10 semestres
Atuação nas mais diferentes carreiras jurídicas. Objetiva através de sua estrutura curricular inserir no mercado de trabalho profissionais que tenham a capacidade de analisar criticamente os fenômenos jurídicos, com visão humanística acerca dos acontecimentos sociais. 

Educação Física - Bacharelado
Campus: Alegrete
Turno: noturno
Carga horária: 3290 horas
Duração: oito semestres
Atuação destacam-se os clubes esportivos, academias de ginástica e musculação, instituições de saúde pública e coletiva, hospitais, empresas e indústrias, através da ginástica laboral.

Educação Física - Licenciatura
Campus: Alegrete, Bagé e São Gabriel
Turno: noturno
Carga horária: 2800 horas
Duração: oito semestres
A profissão de Educação Física encontra-se, atualmente, em plena expansão, mediante o destaque que a realização de megaeventos esportivos no País, como a Copa do Mundo, as Olimpíadas e as Paralimpíadas oferecem nos meios de comunicação

Enfermagem
Campus: Bagé
Turno: noturno
Carga horária: 4010 horas
Duração: 10 semestres
O laboratório de eEnfermagem é um ambiente de ensino/aprendizagem destinado a atividades educacionais, sendo uma extensão da sala de aula. Esse ambiente é um facilitador no aprendizado do aluno, pois é o local onde serão executados procedimentos e técnicas básicas de enfermagem

Engenharia Civil
Campus: Bagé e Santana do Livramento
Turno: noturno
Carga horária: 3870 horas
Duração: 10 semestres
Visa formar profissionais capazes de elaborar, executar e fiscalizar projetos e obras, bem como exercer atividades correlatas, tais como consultoria, assessoramento, ensino e pesquisa.

Farmácia
Campus: Bagé
Turno: noturno
Carga horária: 4040 horas
Duração: 10 semestres
Com formação generalista, humanística, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção a saúde, capacitando o aluno ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos

Fisioterapia
Campus: Bagé
Turno: noturno
Carga horária: 4000 horas
Duração: 10 semestres
prepara os futuros profissionais para que tenham um desempenho pleno de suas habilidades e capacidades para avaliarem seus paciente, emitirem laudos e pareceres, aplicar programas e protocolos de tratamento e prevenção, sempre buscando a melhor recuperação possível dos pacientes

Gastronomia
Campus: Bagé
Turno: noturno
Carga horária: 1710 horas
Duração: cinco semestres
A gastronomia abre um leque de possibilidades de atuação em diferentes atividades que compõem o campo profissional, tais como: Gestão - o profissional em gastronomia pode administrar indústrias de alimentos, restaurantes comerciais, refeitórios dentro de hospitais e hotéis.

História
Campus: Bagé
Turno: noturno
Carga horária: 2800 horas
Duração: seis semestres
Além de contemplar as disciplinas tradicionais do currículo, o curso destaca-se por sua área de concentração de ensino voltado à História do Brasil e História do Rio Grande do Sul. As práticas de pesquisa são desenvolvidas nas dependências dos museus e Biblioteca Central da Urcamp/Bagé.

Jornalismo
Campus: Bagé
Turno: noturno
Carga horária: 3020 horas
Duração: oito semestres
Excerce funções de editor, repórter, repórter fotográfico e cinematográfico. Pode optar pela carreira em assessoria de imprensa, ser apresentador, produtor e/ou diretor de programas de rádio, TV e de vídeos. Está apto em audiovisual, para cinema ou produções híbridas de novas mídias eletrônicas.

Letras – Português e Espanhol
Campus:Santana do Livramento
Turno: noturno
Carga horária: 2800 horas
Duração: seis semestres
O profissional habilitado para exercer a docência na educação básica, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Pode, também, exercer tradução e intérprete, revisor, assessor de jornalismo, entre outras, além de prestar concurso para outra área que exija curso superior.

Medicina Veterinária
Campus: Alegrete e Bagé
Turno: integral
Carga horária: 4470 horas
Duração: 10 semestres
Atuação em bem-estar e saúde animal e clínica veterinária; saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva, saúde pública e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal, ecologia e proteção ao meio ambiente, animais silvestres e bioterismo.

Nutrição
Campus: Bagé
Turno: noturno
Carga horária: 3240 horas
Duração: nove semestres
O curso visa formar um profissional da saúde generalista, humanista, crítico e inovador, capacitado a atuar visando atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento, com reflexão sobre a realidade regional, econômica, política, social e cultural.

Pedagogia
Campus: Bagé
Turno: noturno
Carga horária: 3260 horas
Duração: oito semestres
Profissionais aptos a docência para atuarem em áreas da educação infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, cursos de Ensino Médio (modalidade normal), educação profissionalizante, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam necessários conhecimentos pedagógicos

Psicologia
Campus: Bagé
Turno: noturno
Carga horária: 4000 horas
Duração: 10 semestres
O projeto acadêmico busca oferecer à sociedade profissionais comprometidos, responsáveis e competentes para o exercício da Psicologia, através do emprego dos métodos e técnicas psicológicas, nos mais diversos contextos.

Sistemas de Informação

Campus: Bagé
Turno: noturno
Carga horária: 3030 horas
Duração: oito semestres
Permite o desenvolvimento de competências profissionais para abordar de forma sistêmica os problemas organizacionais e propor soluções tecnológicas de acordo com as necessidades das organizações, aliando o domínio das ferramentas tecnológicas e o instrumental para produzi-las ao conhecimento das dimensões organizacionais, gerenciais, econômicas e sociais

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br