ANO: 24 | Nº: 6064
23/06/2018 Cidade

Parceria público-privada pode viabilizar transferência da usina asfáltica

Foto: Tiago Rolim de Moura

Seinfra já retira cascalho do espaço
Seinfra já retira cascalho do espaço
O governo municipal estuda uma forma de viabilizar a transferência da Usina Asfáltica para uma área próxima à sede da Embrapa Pecuária Sul. Para isso, está preparando um projeto de Lei, para enviar à Câmara de Vereadores, com o intuito de viabilizar uma Parceria Público Privada (PPP) para a exploração de uma área de sete hectares, às margens da BR-153. A empresa vencedora de tal pleito, caso o certame seja autorizado pelo Legislativo, deverá ceder pedras para o asfaltamento da cidade e construir um local para a instalação da usina que, inicialmente, seria transferida para um espaço no Parque do Gaúcho.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Ronaldo Hoesel, a cascalheira pertencia à Embrapa e foi adquirida pelo município. Ele conta que foi realizado um estudo no local e identificada a pedra denominada moura, considerada excelente para a pavimentação. Do mesmo espaço, o município já retira o cascalho para as obras. "Nossa ideia é que, com essa concessão, a empresa explore o espaço comercialmente e, em contrapartida, ceda as pedras e realize uma obra para a colocação da usina no espaço", disse.

Conforme o secretário, várias empresas já demonstraram interesse na parceria, visto que a área já possui licenciamento ambiental e está pronta para exploração. Ele ressalta que, desde o ano passado, quando foi retomado o uso da usina, já foram realizados em torno de 4,5 quilômetros de pavimentação na cidade, além da produção de mais de mil toneladas de asfalto, que foram utilizados em operações tapa-buraco. Entre as vias pavimentadas estão a Doutor Penna, a Monsenhor Costábile Hipólito, Monteiro Alves, Sílvio da Silva Tavares e o acesso ao residencial São Sebastião. "Com a parceria poderíamos ampliar o número de vias asfaltadas porque iria reduzir o custo dos investimentos", enfatiza.

Hoesel salienta que a equipe da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra) está finalizando asfaltamento da rua Jacinto Ferrer, no Passo das Pedras, onde cerca de 200 metros já foram concluídos. A próxima via que receberá pavimento, conforme o titular da pasta, deve ser a Padre Abílio Sponchiado, que foi aberta para a troca de uma rede. "Teremos uma reunião com o diretor do Departamento de Aguá, Arroios e Esgoto de Bagé, Volmir Silveira, para definir o cronograma", informa.

Licitação

Para concluir e dar andamento a todos os projetos previstos, a prefeitura está realizando um pregão eletrônico através do Banrisul, para a aquisição de insumos para produção de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). O recebimento das propostas é até o dia 6 de julho de 2018, às 8h15min, no site www.pregaobanrisul.com.br. A sessão de lances acontece às 9h, no mesmo endereço eletrônico.


 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...