MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Seminário na Unipampa aborda gestão de resíduos em Bagé

Publicada em 27/06/2018
Seminário na Unipampa aborda gestão de resíduos em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Toneis estão distribuidos em 33 pontos de coleta

Um projeto denominado #BIORECICLE, idealizado pela professora do curso de Engenharia de Energia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Cristine Machado Schuwanke, foi apresentado, na segunda-feira, durante o segundo Seminário de Gestão de Resíduos em Bagé. O projeto ganhou adesão da Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (Smed) e propõe a coleta de óleo residual de fritura para transformar em biodiesel.

Conforme Cristine, o evento encerra hoje, com uma oficina de produção de biodiesel e o minicurso sobre o aproveitamento de resíduos e produtos florestais, madeira processada e beneficiada. Na segunda-feira, na primeira parte do seminário, foi apresentado o projeto #BIORECICLE e entregues certificados simbólicos de reconhecimento a empresas e órgãos municipais parceiros da coleta de óleo residual.

Segundo a idealizadora do projeto, desde o início deste ano, alunos da Unipampa estão visitando as escolas para ministrar palestras e acompanhar os estudantes no projeto de coleta. Além disso, estão sendo realizadas capacitações com professores, alunos e comunidade externa. Ela comenta que a empresa distribuidora Camaquã é parceira e recolhe o material sempre que for acionada. “O material recolhido é transformado em biodiesel e utilizado para pesquisa na universidade, e também como combustível para caminhões da empresa”, ressalta.

De acordo com o coordenador de Educação Ambiental da Smed, Uequerlan Hilário, o projeto foi lançado no final de 2017, mas começou a ganhar força no início deste ano. Ele explica que o município conta com 33 pontos de recolhimento voluntário e a escola ganha bônus por litro de óleo recolhido. “Foram colocados tonéis onde as pessoas depositam o resíduo em garrafas pet. Além do óleo, a empresa recicla a garrafa”, diz.

Hilário salienta que este tipo de ação integra o projeto de Coleta Seletiva nas escolas, além de criar uma cultura na comunidade escolar de preservação do meio ambiente. “Antes, as pessoas não tinham um local para o descarte”, observa. A intenção dos coordenadores é colocar ecopontos nas 74 escolas municipais e, também, em alguns órgãos. A Câmara de Vereadores de Bagé e a Unipampa já contam com pontos de coleta.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br