MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Mostra Artesãos em Foco movimenta Centro Administrativo

Publicada em 30/06/2018
Mostra Artesãos em Foco movimenta Centro Administrativo | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Quadros participaram pela primeira vez da evento

A terceira edição da Mostra Artesão em Foco, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), incentivou a produção local e fomentou o desenvolvimento econômico através de trabalhos manuais. O evento aconteceu ontem, no saguão do Centro Administrativo, e reuniu representantes da Associação Bajeense de Artesãos (Abas), Associação de Artesãos Bajeenses (AAB) e trabalhos do Polo Moveleiro do Pampa.

De acordo com o titular da pasta, Bayard Paschoa Pereira, a intenção da mostra é potencializar e dar alternativas de comercialização para os artesãos bajeenses. Ele explica que o evento é realizado no saguão do Centro Administrativo porque, além de ser um local história, é um espaço que conta com caixas eletrônicos e tem movimento. “Realizamos sempre nos dias de pagamento para fomentar a comercialização”, disse.

O artesão Maurício Moraes participou, pela primeira vez, da mostra. Ele produz quadros com impressão em MDF e afirma que o movimento é positivo. “Participei da feira de natal e comercializei bastante”, frisou. Além de quadros com frases e desenhos, Moraes aceita encomendas com fotos.

Moraes ressalta que está pleiteando uma licença para comercializar os quadros nas praças da cidade e em eventos realizados pela secretaria. As peças variam de valor e tamanho e a mais cara em exposição era R$ 25. “O preço é bom e o produto tem um excelente acabamento. É uma peça ótima para presentear”, comenta.

Um diferencial foram os trabalhos apresentados pelo polo moveleiro. O marceneiro Casimiro Gonçalves, que trabalha há mais de 50 anos com madeira, produz peças rústicas com estilo de moveis do século 18. Ele utiliza madeira reciclada e procura fazer peças que contém a história da região. “Tenho material espalhado pelo mundo todo. As peças são talhadas a mão e tenho parceria com outros artesãos que confeccionam trabalhos com lã”, enfatiza. Também chamam atenção as peças em crochê, trico e os confeccionados em tecido, como pesos de porta, tapetes e guirlandas. Artesã há mais de 10 anos, Inilda Souza participou da mostra pela segunda vez e afirma que o ideal seria a realização dos eventos por mais de um dia.

A Mostra Artesão em Foco auxilia a fazer uma vitrine para os trabalhos artesanais produzidos na região, que não apenas geram renda para as famílias dos artistas, como também fazem circular valores no turismo da cidade. Durante o ano, existe também a mostra de trabalhos artesanais permanente no Coreto Municipal, localizado na praça Silveira Martins. 

 

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br