MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Regulamentação da política do biometano pode estimular potencial da região

Publicada em 03/07/2018
Regulamentação da política do biometano pode estimular potencial da região | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Campanha é a terceira região que mais concentra dejetos de animais no Rio Grande do Sul

Dejetos produzidos por bovinos, nos campos de Bagé, Dom Pedrito e Lavras do Sul, podem gerar energia renovável e em volume suficiente para suprir as demandas de fazendas inteiras. A vocação da Campanha gaúcha para explorar as vantagens do biogás é reconhecida pelo atlas criado pela Secretaria Estadual de Minas e Energia para nortear o desenvolvimento do setor, e tende a ganhar fôlego por meio da regulamentação de uma política específica, elaborada para instituir o programa de incentivo à utilização deste tipo de gás.
A legislação, em vigor desde 2016, prevê o apoio à cadeia produtiva do biogás, garantindo, por exemplo, a compra pela concessionária estadual (a Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul – Sulgás). O Programa Gaúcho de Incentivo à Geração e Utilização de Biometano (RS-GÁS), criado pela mesma lei, estabelece objetivos que, agora, são alvos de regulamentação. “Estamos finalizando este processo, definindo aspectos pontuais, que envolvem o licenciamento ambiental e outros detalhes sobre fomento econômico”, explica a secretária estadual de Minas e Energia, Susana Kakuta.
O regramento deve contemplar linhas de crédito específicas e um tratamento tributário diferenciado, visando, ainda de acordo com Susana, estimular a aquisição de equipamentos necessários para viabilizar a produção de energia a partir do biometano (resultado do processo de purificação do biogás), que apresenta uma vantagem estratégica sobre os modais eólico e solar. Além de não depender de uma condição variável, a exemplo do vento e da incidência de luz do sol, o gás também pode ser armazenado.


Matriz renovável
Extraído a partir de resíduos da produção de açúcar e álcool, efluentes sanitários e dejetos de animais, o biogás é uma mistura de gases resultante do processo de degradação da matéria orgânica na ausência de oxigênio. O principal componente deste processo, de acordo com a Associação Brasileira de Biogás e Biometano (Abiogás), é o metano, que apresenta alto potencial energético. Esta matriz renovável pode ser usada, inclusive, na geração de energia elétrica.
O esquema de produção em uma fazenda, que poderia ser explorado na região da Campanha, envolve a destinação de matéria orgânica (dejetos de bovinos, equinos ou ovinos) para um biodigestor, onde bactérias decompõem o material e liberam o biogás. O metano produzido a partir deste processo pode ser canalizado para alimentar um gerador, enquanto as sobras servem como fertilizante.


Mapeamento
O Atlas das Biomassas para Produção de Biogás e Biometano, conforme destaca Susana, reúne informações sobre a oferta e o potencial de geração de biogás das biomassas disponíveis no Rio Grande do Sul. “Serve para nortear nosso planejamento”, explica. O estudo consiste no mapeamento de biomassas residuais dos setores agroindustriais, que incluem dejetos de animais, frigoríficos e laticínios, além do setor vitivinícola e dos aterros sanitários e estações de tratamento de esgoto doméstico.
O levantamento dos dejetos de animais foi estimado com base no sistema extensivo de produção, demonstrando o potencial disperso desse tipo de biomassa residual. As informações do Atlas correspondem ao ano de 2016. Neste sentido, a Secretaria Estadual de Minas e Energia adverte que os dados devem ser atualizados periodicamente, tendo em vista que a disponibilidade de biomassas varia ao longo do tempo.



Capacidade local
Os mapas temáticos que compõem o Atlas das Biomassas para Produção de Biogás e Biometano destacam o potencial de todos os municípios gaúchos, que foram subdivididos pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). Praticamente toda a biomassa agroindustrial estimada para o Corede Campanha, que abrange os municípios de Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul, de acordo com o levantamento, tem origem em frigoríficos de bovinos. O montante anual é de 72,8 mil toneladas.
A Campanha, de acordo com o Atlas, é a terceira região (atrás apenas do Corede Alto da Serra do Botucaraí e do Corede Alto Jacuí) que mais concentra dejetos de animais no Rio Grande do Sul, com geração anual de 5,89 milhões de toneladas. Cerca de 89% dessa geração é proveniente da criação de bovinos e ocorre, principalmente, no município de Dom Pedrito (com uma geração média de 1.433 milhão de toneladas por ano), seguido de Lavras do Sul (média de 1.120 milhão) e Bagé (média de 1.031 milhão). Aceguá apresenta média de 484 mil toneladas, enquanto Candiota totaliza 184 mil toneladas e Hulha Negra contabiliza 159 mil toneladas. 
Os dejetos de aves e de suínos representam menos de 1% do total de biomassa calculada para o Corede Campanha. A segunda maior atividade geradora de biomassa na região provém da criação de ovinos, cujo montante anual é de 330 mil toneladas de dejetos. A maior disponibilidade é observada em Dom Pedrito (com média de 88 mil toneladas), Lavras do Sul (com 82 mil toneladas) e Bagé (com 60 mil toneladas). Os dejetos de equinos representam cerca de 4% do montante de biomassa estimada, com destaque para os municípios de Dom Pedrito (66 mil toneladas) e Bagé (63 mil toneladas).

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br