ANO: 25 | Nº: 6405
18/07/2018 Fogo cruzado

Sossella discute demandas em agendas pela região

Foto: Antônio Rocha

Deputado visitou redação do Jornal Minuano, ontem
Deputado visitou redação do Jornal Minuano, ontem
O líder da bancada pedetista na Assembleia Legislativa, deputado Gilmar Sossela, percorre a região desde ontem, debatendo demandas e apresentando as plataformas de pré-campanhas de Jairo Jorge, ao governo do Estado, e Ciro Gomes, à presidência da República. O parlamentar tem acompanhado, nos bastidores, a construção das pré-candidaturas. “O PDT passa por um momento só vivido no período do (Leonel) Brizola, como candidato a presidente, e (Alceu) Collares, como candidato a governador”, avalia, ao se referir à visibilidade alcançada pelo partido.
Em Bagé, acompanhado pelo vereador Augusto Lara, Sossella visitou o Hospital Universitário (HU) Doutor Mário Araújo, mantido pela Fundação Attila Taborda (Fat/Urcamp). Em fevereiro do ano passado, o deputado auxiliou em uma articulação, junto ao governo do Estado, que resultou na liberação de mais de R$ 300 mil em recursos para o HU. “A solicitação foi apresentada pelo vereador Augusto, que é uma referência para o PDT, em Bagé”, observa.

Pavimentação
À frente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, Sossella presidiu uma audiência pública, no ano passado, convocada para tratar sobre o acesso asfáltico de Pedras Altas. Como alternativa para a obra de pavimentação, o parlamentar defende a conclusão do trecho já iniciado. “É preciso preservar o que já está feito”, pondera.
Após percorrer a RS-473, que liga Bagé a Lavras do Sul, Sossella revela que o projeto de pavimentação da via pode ser beneficiado por um programa que ganha forma na plataforma pedetista. “Trata-se de um programa de lei de incentivo à infraestrutura, nos mesmos moldes da lei de incentivo à cultura”, resumiu.

Castelo de Pedras Altas
Sossella é relator do projeto de lei que declara o Castelo de Pedras Altas como bem de relevante interesse histórico e cultural do Rio Grande do Sul, apresentado pelo deputado Luiz Fernando Mainardi, do PT. Em visita ao Jornal MINUANO, o pedetista adiantou que vai apresentar parecer favorável à proposta, por entender a importância do castelo para a história do Rio Grande do Sul. O relatório, porém, só deve ser apresentado após o recesso parlamentar.

Psicólogo escolar
As plataformas de pré-campanhas apresentadas pelo deputado estadual destacam ações voltadas para a educação, a exemplo da criação de um fundo específico, que destine parte do lucro de estatais para a área. Sossella também falou sobre projeto de sua autoria que prevê a disponibilização obrigatória de psicólogo escolar e educacional na rede pública estadual de Ensino Fundamental e Médio.
O parlamentar argumenta que a atuação dos psicólogos no ambiente escolar cumpriria papel estratégico na identificação e tratamento de casos de bullying e depressão, por exemplo. “Sabemos que existem restrições orçamentárias. Mas entendemos que este é um trabalho que precisa ser feito. Poderia iniciar em instituições que apresentam maiores índices de violência”, opina.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...