MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Luiz Coronel fala de sua infância em Bagé e conta causos durante coletiva

Publicada em 21/07/2018
Luiz Coronel fala de sua infância em Bagé e conta causos durante coletiva | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Poeta concedeu coletiva na casa que passou a infância

O advogado, filósofo, professor, publicitário e poeta bajeense Luiz Coronel, que completou 80 anos no dia 16 de julho, participou de uma coletiva, na tarde de sexta-feira, na casa da família, onde foi criado e permaneceu dos quatro aos 18 anos. Ele lembrou dos tios que o criaram e que era chamado na infância de "gurizinho do Djalma" (tio) e da "dona Amelinha do posto", quando ia para Piratini a passeio.
Radicado em Porto Alegre, o poeta que receberá homenagens de hoje até dezembro, em Bagé, falou que cada regresso à Rainha da Fronteira é de encantamento e nostalgia. Ele salientou que tem muito amor e leva o nome da cidade para cada lugar que vai. “Carrego Bagé comigo com muita honra. Essa terra me pertence”, afirmou.
O bajeense relatou que desde a infância sabia que seria escritor e frisou que é necessário ser intenso para aprender sua própria arte. “É um exercício permanente”, relatou. Para o publicitário, a cidade está acesa na manutenção da memória e com isso preserva sua identidade.
Com uma memória privilegiada, o escritor mencionou várias obras suas e encantou com os causos que mencionou durante a coletiva, lembrando de fatos muito pitorescos que viveu no município. As atividades alusivas a seu aniversário começam hoje, pela manhã, com a inauguração de Espaço Cultural que leva seu nome nas dependências do Arquivo Público Municipal. O local foi ambientado com toda a obra do artista bajeense e conta com mais de 32 peças doadas pelo escritor. Na ocasião, será descerrada a placa com o nome do poeta.

Programação
A programação alusiva ao aniversário segue às 18h, quando será realizada uma missa em ação de graças, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, com a presença do Coral Auxiliadora e do músico Tiago Cesarino.
Para formatar as homenagens ao poeta, foi formada uma comissão por representantes de várias instituições. Estão previstos eventos culturais e literários. Entre eles, está a realização de um documentário, concertos, recitais e saraus de poesia, criação de poemas inéditos, lançamento literário e sessão de homenagens em festivais de cinema e música, além da instalação de poemas em espaço público.
Entre as entidades envolvidas na programação está a Universidade da Região da Campanha (Urcamp), através dos cursos de Jornalismo e Pedagogia, Jornal MINUANO, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Centro Histórico Vila de Santa Thereza, através da Associação dos Amigos e Ponto de Cultura "Pampa Sem Fronteiras", e Festival Internacional de Cinema da Fronteira. Também integram a iniciativa, a Oficina dos Poetas do Cultura Sul e Ecoarte, LEB Livraria e Cafeteria, Arquivo Público Municipal, Prefeitura de Bagé, Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, Coral Auxiliadora, Festival Canto Sem Fronteira, Mitra Diocesana, Sesc Bagé e Fundação Bidart.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br