MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Professores de Educação Infantil participam de formação com método Montessori

Publicada em 01/08/2018
Professores de Educação Infantil participam de formação com método Montessori | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Adriana e Carla apresentaram orientações

Nos últimos dois dias, professores, funcionários e equipe diretiva das escolas de Educação Infantil de Bagé participaram da terceira formação Montessoriana que está sendo implantada na rede pública. A formação aconteceu no Palacete Pedro Osório e contou com cerca de 450 participantes, nos turnos da manhã e tarde. O curso foi ministrado pela professora Carla Ramires, uma das especialistas no método Montessori e integrante da Organização Montessoriana Brasileira (OMB).

Conforme Carla, que contou com o auxilio da professora Adriana Lessa, ambas de Capão da Canoa, o método Montessori parte do princípio de que todas as crianças têm a capacidade de aprender através de um processo que deve ser desenvolvido espontaneamente, a partir das experiências efetuadas no ambiente, que deve estar organizado para proporcionar a manifestação dos interesses naturais. Também estimula a capacidade de aprender fazendo e a experimentação da criança, respeitando fatores como tempo e ritmo, personalidade, liberdade e individualidade do aluno. "O ambiente é todo preparado para a criança", explica.

A especialista ressalta que, além de Bagé, o município de Camaquã também está desenvolvendo o método. Ela comenta que para ter uma formação completa seria necessário uma carga horária de 360 horas. "O método ajuda a criança a desenvolver o pensamento e dá liberdade e autonomia", ressalta.

Adriana, que já utiliza o método na rede pública de Capão da Canoa, apresentou sua experiência em sala de aula. A professora salientou que o material cientifico é caro, mas ela conseguiu desenvolver com fabricação própria. "Antes, somente as escolas particulares tinham condições de desenvolver, devido ao custo", diz.

A coordenadora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (Smed), Jucelda da Rosa Santos, afirma que este é um momento único para os profissionais que trabalham com a Educação Infantil. Ela salienta que, com esse método, a criança fica mais independente e o professor passa a ser um observador. "Trabalhar com a Educação Infantil é difícil, mas prazeroso", garante.

A formação continuada tem o objetivo de capacitar os professores para a implantação da filosofia montessoriana na rede, que conta com três mil alunos em idade de Educação Infantil. A intenção é que o ano de 2018 seja piloto, com o desenvolvimento e aplicação do método Montessori.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br