MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Tribunal Superior Eleitoral divulga perfil do eleitorado

Publicada em 03/08/2018
Tribunal Superior Eleitoral divulga perfil do eleitorado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

No próximo dia 7 de outubro, mais de 140 milhões de brasileiros irão às urnas para escolher seus novos representantes. Adiantando o cenário do pleito, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, na última quarta-feira, um perfil do eleitorado de cada município do País.

De acordo com os dados apresentados, Bagé conta com 92.121 eleitores aptos a votar nesta eleição. Desse total, 16,28%, referentes a 14.998 eleitores, já contam com identificação biométrica, ou seja, verificação da impressão digital para garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral durante o exercício do voto. Os outros 77.123 mil eleitores, que representam 83,72% dos eleitores, ainda não contam com identificação biométrica, o que faz com que esta eleição seja híbrida na cidade (com e sem biometria).

O perfil também traça o gênero do eleitorado, apontando que a maioria é formada por eleitoras, com 53,3% de mulheres e 46,7% de eleitorado masculino. O estado civil da maioria dos votantes é solteiro, com 66,9%, enquanto os votantes casados somam 27,4%. Já em relação à faixa etária, a que apresenta maior percentual é com idade entre 35 e 39 anos, com 9,80%, seguida pela faixa etária composta por eleitores entre 25 e 29 anos, com 9,73%.

O grau de instrução dos eleitores também foi apontado na pesquisa, com maioria formada por pessoas com Ensino Fundamental Incompleto, com 29.243 mil pessoas, representando 31,74% da população apta a votar. Em seguida, eleitores com o Ensino Médio incompleto representam 23,55% dos votantes, um total de 21.691 mil bajeenses. Os eleitores com Ensino Superior completo representam apenas 6,47% dos votantes, cerca de 5,9 mil pessoas. Cidadãos analfabetos também figuram no perfil, representando 2,32% da população votante, mais de 2,1 mil eleitores.

A pesquisa apontou, também, que 91 eleitores bajeenses possuem algum tipo de deficiência, sendo 32 eleitores com dificuldade de locomoção, 22 com deficiência visual, oito com deficiência auditiva e 17 com dificuldade para exercer o voto. Nesses casos, a Justiça Eleitoral possui diversos mecanismos para garantir ao cidadão o acesso ao local de votação, entre eles o atendimento prioritário a pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida, com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes e pessoas com crianças de colo.

O eleitor com deficiência pode requerer a transferência do local de votação para uma seção especial que possa atender melhor às suas necessidades, como uma seção instalada em local com rampas e/ou elevadores. Isso pode ser feito no cartório eleitoral até 151 dias antes das eleições.

Até 90 dias antes do pleito, os eleitores com deficiência que votam em seções especiais poderão comunicar ao juiz eleitoral, por escrito, suas restrições e necessidades, para que a Justiça Eleitoral providencie, se possível, os meios e recursos destinados a facilitar-lhes o exercício do voto. Por fim, no momento da votação, se não tiver sido feito nenhum requerimento, o eleitor ainda poderá informar ao mesário suas limitações, a fim de que a Justiça Eleitoral providencie as soluções adequadas no momento.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br