ANO: 26 | Nº: 6526
04/08/2018 Cidade

Fundação Bidart desenvolve projeto Educativo da vida e obra de Luiz Coronel

Foto: Tiago Rolim de Moura

Diretora comenta que trabalho será concluído com desfile temático
Diretora comenta que trabalho será concluído com desfile temático

Desde o final de julho, a Rainha da Fronteira está desenvolvendo uma programação sobre a vida e obra do poeta bajeense Luiz Coronel. As atividades artísticas e culturais, multiplicadas em vários espaços, serão desenvolvidas até dezembro através de 27 instituições. No próximo dia 10 de agosto, a primeira ação educativa vai dar continuidade ao projeto em meio ao público estudantil, indo ao encontro dos professores e estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fundação Bidart.
De acordo com o diretor de programação, Sávio Machado, na ocasião, será realizado, no estúdio da Rádio Bidart, entrevistas, recitação de poesia, leituras de contos, debates, e também haverá a presença de convidados para bate-papo sobre a vida e obra do bajeense. Ele salienta que a escola foi se envolvendo com a força do projeto "80 Versos em Vida", que resultou em manifestações interna e externa da programação.
Conforme a diretora da escola, Alberis Siqueira, desde o dia 16 de julho ocorre ações junto à programação. Ela comenta que a instituição conta com 303 alunos e cerca de 70 funcionários e todos estão trabalhando no projeto educacional. "Iniciamos com pesquisa sobre a vida e obra e vamos encerrar. no dia 7 de setembro. com o desfile temático", comenta.
Alberis ressalta que a programação contará com várias atividades e haverá trabalho com poesias e ilustrações, sessão de cinema, hora da leitura, apresentação de contos pelo grupo de teatro da escola, gravação de contos em Libras e demonstração de vídeos pelos corredores da instituição.
O professor responsável pela rádio Bidart, Aquilino Fernandes, salienta que a emissora funciona internamente e também tem um canal no Youtube: radiobidartbage. Ele explica que toda a programação foi realizada por alunos dos 8º e 9º anos. As jovens Vitória Soll, Caroline Carpes e Gabriela Magalhães participam da iniciativa.

Atividades
Entre as ações educativas e culturais, o programa contempla o desfile cívico temático com a Fundação Bidart, palestra no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul); projeto de incentivo à leitura - "Um Poema Em Cada Árvore", lançamento de jornal comemorativo - "Jornal Ecoarte", mostra de acervo e ações educativas no Museu Dom Diogo de Souza, sessão solene – na Câmara de Vereadores e lançamento documentário áudio visual pela Stratégia Comunicação, mostra temática no Arquivo Público Municipal, mostra cultural no Auditório do IFSul - Campus Bagé, contação de histórias e mostra de acervo bibliográfico - na Biblioteca Infantil "Professora Maria Martins Rossel", inauguração de auditório na Biblioteca Pública "Otávio Santos", homenagem na 21ª Feira do Livro de Bagé, lançamento literário e sessão de autógrafos no Museu Dom Diogo de Souza, prêmio de cinema no Festival Internacional de Cinema da Fronteira, concerto e recital de poesia com acadêmicos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa); lançamento documentário áudio visual com acadêmicos do Curso de Jornalismo da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), espetáculo teatral 'A Comédia Gaúcha" de Luiz Coronel, projeto da Mecenas e Projetos Culturais/ Porto Alegre, festival de música regional com homenagem de honra pelo músico Tiago Cesarino.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...