MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Reitora da Urcamp recebe homenagem do Legislativo de São Gabriel

Publicada em 07/08/2018
Reitora da Urcamp recebe homenagem do Legislativo de São Gabriel | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
"Receber esse prêmio por estar à frente de uma instituição de ensino me deixa orgulhosa e honrada", disse Lia

Na manhã de segunda-feira, a reitora da Urcamp, professora Lia Maria Herzer Quintana, recebeu uma homenagem da Câmara de Vereadores de São Gabriel. O ato aconteceu no plenário do Legislativo e foi proposta pelo vereador Márllon Maciel, do PP. Antes da solenidade, ela foi recebida pelo presidente da Casa, Vagner Aloy Rodrigues, em seu gabinete. O prêmio é alusivo à gestão da engenheira civil frente à instituição de Ensino Superior que, em 2018, completa oito anos. A entrega da placa foi acompanhada por familiares e colegas de Urcamp, dos campi de Bagé e São Gabriel.

Após entregar a placa, Maciel, que é acadêmico da Urcamp, expôs os motivos que o levaram a propor o prêmio. Para ele, a reitora está realizando uma excelente gestão, recuperando a instituição de Ensino Superior comunitária como um todo, principalmente em seu município. "A sociedade está ciente da importância da Urcamp para o desenvolvimento regional e a atuação da professora Lia foi determinante para a universidade não fechar as portas em São Gabriel", disse.

A reitora, em sua fala, dedicou a homenagem para toda a Urcamp e disse que quando recebe um prêmio é a instituição que está recebendo também. "Hoje, na primeira hora da manhã, eu fiz a abertura do curso de formação de professores e gestores escolares no campus da Urcamp e falei justamente sobre a importância da educação. Ela é fundamental. Os professores são fundamentais. A educação muda o mundo. Receber esse prêmio por estar à frente de uma instituição de ensino me deixa orgulhosa e honrada e quando recebo uma placa como esta, não é a Lia que está recebendo, mas a Urcamp", garantiu, ao complementar, de forma emocionada: "Está aqui, comigo, a minha companheira, Isabel Messias. Eu fico muito feliz de receber uma homenagem de São Gabriel, porque a minha mãe era dessa cidade e, hoje, aqui nesta casa, está o meu neto Pedro, que é gabrielense. Então, é com muito carinho e com um sentimento de emoção que eu venho até aqui para ser homenageada". Após discursar, ela foi aplaudida pelos presentes.


Conversa com presidente

Assim que chegou ao Legislativo, Lia Quintana, juntamente com a companheira, Isabel Messias, e com seus colegas do campus de São Gabriel, foi convidada a comparecer à sala da presidência, onde foi recepcionada pelo presidente, Vagner Aloy Rodrigues, egresso da instituição. Em sua conversa com a reitora, ele comentou a sua trajetória, quando foi presidente do DCE da Urcamp, e das lutas em prol dos acadêmicos, bem como o seu esforço ao longo dos nove anos que durou a sua graduação.
"É uma honra te receber aqui, professora, pois eu sou parte da Urcamp. Minha formação aconteceu lá e as minhas lutas iniciaram naquela época, quando compreendi a necessidade de quem precisava de incentivos e eu era um deles, pois vendia balas para poder pagar a faculdade", recordou o presidente do Legislativo. Em relação à ligação entre Urcamp e Câmara de Vereadores, Rodrigues falou da sua vontade de aproximar as instituições, para que, cada vez mais cedo, as pessoas tenham acesso ao conhecimento no que diz respeito à atuação dos vereadores perante à comunidade. "Eu sou do entendimento que é preciso expor o que é o poder Legislativo, Executivo e Judiciário. Explicar para que se tenha uma formação de cidadania, para que a comunidade compreenda qual é o papel da Câmara de Vereadores. Eu sou aberto a responder qualquer pergunta, seja ela sobre salário, orçamento, diárias; eles precisam cobrar e saber o que cobrar, afinal é importante saber. E isso tudo eu só aprendi quando entrei aqui, como vereador. É por isso que eu tenho esse desejo de levar uma palestra para dentro da universidade e mostrar essa realidade aos acadêmicos", explicou.

Em resposta, Lia Quintana frisou reconhecer a trajetória do presidente. "A diferença que tu faz hoje, pode ter certeza, é graças ao percurso que tu teve até aqui, desde os teus bancos acadêmicos. A tua longa trajetória e a tua luta fizeram de ti a pessoa e o vereador que tu és hoje", enfatizou, ao aprovar a ideia da palestra. "E está aprovada a tua ideia. As portas da universidade estão abertas para que tu possas explanar uma formação de cidadania com todo nosso Ensino Superior, pois eu também tenho esse entendimento de que é fundamental que o acadêmico tenha desde já o acesso a esse conhecimento", concluiu.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br