MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Organização prorroga prazo para pagamento de exames de mormo com desconto

Publicada em 11/08/2018
Organização prorroga prazo para pagamento de exames de mormo com desconto | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Xirú Azambuja e secretária Anacarla Flores

Por Fernanda Guedes
Acadêmica de Jornalismo da Urcamp

O prazo para inscrição e pagamento com desconto dos exames de anemia e mormo, referentes aos animais que desfilarão na Semana Farroupilha, foi prorrogado até o dia 15. O desconto é de 50% do valor total da coleta (R$ 61). A redução no valor se deu através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a prefeitura com um laboratório especializado, para tornar a prevenção mais acessível aos cavalarianos.
O Estado registrou um surto de mormo em 2016, e, desde então, para garantir que a doença não voltará ao Rio Grande do Sul, é necessário que todos os animais que forem participar dos festejos da Semana Farroupilha tenham feito a coleta e estejam livres da bactéria que causa a enfermidade.
Segundo normativa da Inspetoria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, a vacina contra a Influenza antes era uma dúvida entre os cavaleiros, agora não será necessária. De acordo com a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Anacarla Flores, a previsão é de que entre 400 e 500 cavalos sejam coletados, com validade dos laudos até dezembro deste ano. “Independente de desfilar ou não, se o cavalariano quiser regulamentar seu animal, deve fazê-lo. Para que a semana do 13 ao 20 de setembro seja um sucesso, é preciso que os animais estejam em bom estado de saúde”, complementa.
A adesão dos animais é através de uma ficha de inscrição disponibilizada na secretaria, logo deve-se efetuar o pagamento e então levar a ficha de inscrição no laboratório ou na pasta. Após o encerramento das inscrições, será contabilizado o número total de cavalos a serem coletados, e será divulgado o roteiro de vacinação.
De acordo com o coordenador do Parque do Gaúcho, Xirú Azambuja, até o dia 5 de setembro, todas os exames já terão retornado à cidade e até o dia 13 de setembro, todos os animais estarão examinados e com as pulseiras de identificação, aptos para o desfile. Ainda segundo ele, o time de cavalarianos que vai buscar a chama crioula, no dia 29, foram os primeiros cavalos a serem coletados. De acordo com Azambuja, no dia 20 o desfile começa às 10h, com a concentração na rua Tupy Silveira, a partir da quadra da Escola Estadual de Ensino Médio Silveira Martins, tendo como rota, a rua Tupy Silveira, a rua Sete de Setembro, até a catedral, e o desfile se encerra no Parque do Gaúcho. No dia 20, a partir das 14h, será realizada uma festa, com mateada, gineteada, shows e entrega das premiações do dia, até as 18h, quando será apagada a chama crioula.
Os festejos da Semana Farroupilha são realizados pelo Lions Bagé Tradição em parceria com Assessoria de Tradicionalismo do Gabinete da Cavalgada do Distrito LD3 e Comissão dos Cavalarianos, com o apoio da prefeitura.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br