ANO: 25 | Nº: 6381
11/08/2018 Cidade

Organização prorroga prazo para pagamento de exames de mormo com desconto

Foto: Fernanda de Oliveira/ Especial JM

Xirú Azambuja e secretária Anacarla Flores
Xirú Azambuja e secretária Anacarla Flores
Por Fernanda Guedes
Acadêmica de Jornalismo da Urcamp

O prazo para inscrição e pagamento com desconto dos exames de anemia e mormo, referentes aos animais que desfilarão na Semana Farroupilha, foi prorrogado até o dia 15. O desconto é de 50% do valor total da coleta (R$ 61). A redução no valor se deu através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a prefeitura com um laboratório especializado, para tornar a prevenção mais acessível aos cavalarianos.
O Estado registrou um surto de mormo em 2016, e, desde então, para garantir que a doença não voltará ao Rio Grande do Sul, é necessário que todos os animais que forem participar dos festejos da Semana Farroupilha tenham feito a coleta e estejam livres da bactéria que causa a enfermidade.
Segundo normativa da Inspetoria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, a vacina contra a Influenza antes era uma dúvida entre os cavaleiros, agora não será necessária. De acordo com a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Anacarla Flores, a previsão é de que entre 400 e 500 cavalos sejam coletados, com validade dos laudos até dezembro deste ano. “Independente de desfilar ou não, se o cavalariano quiser regulamentar seu animal, deve fazê-lo. Para que a semana do 13 ao 20 de setembro seja um sucesso, é preciso que os animais estejam em bom estado de saúde”, complementa.
A adesão dos animais é através de uma ficha de inscrição disponibilizada na secretaria, logo deve-se efetuar o pagamento e então levar a ficha de inscrição no laboratório ou na pasta. Após o encerramento das inscrições, será contabilizado o número total de cavalos a serem coletados, e será divulgado o roteiro de vacinação.
De acordo com o coordenador do Parque do Gaúcho, Xirú Azambuja, até o dia 5 de setembro, todas os exames já terão retornado à cidade e até o dia 13 de setembro, todos os animais estarão examinados e com as pulseiras de identificação, aptos para o desfile. Ainda segundo ele, o time de cavalarianos que vai buscar a chama crioula, no dia 29, foram os primeiros cavalos a serem coletados. De acordo com Azambuja, no dia 20 o desfile começa às 10h, com a concentração na rua Tupy Silveira, a partir da quadra da Escola Estadual de Ensino Médio Silveira Martins, tendo como rota, a rua Tupy Silveira, a rua Sete de Setembro, até a catedral, e o desfile se encerra no Parque do Gaúcho. No dia 20, a partir das 14h, será realizada uma festa, com mateada, gineteada, shows e entrega das premiações do dia, até as 18h, quando será apagada a chama crioula.
Os festejos da Semana Farroupilha são realizados pelo Lions Bagé Tradição em parceria com Assessoria de Tradicionalismo do Gabinete da Cavalgada do Distrito LD3 e Comissão dos Cavalarianos, com o apoio da prefeitura.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...