MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Documentário Grupo de Bagé terá sessão comentada

Publicada em 14/08/2018
Documentário Grupo de Bagé terá sessão comentada | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

O Instituto Goethe exibe, amanhã, às 19h, o longa-metragem "Grupo de Bagé", de Zeca Brito ("A Vida Extra-ordinária de Tarso de Castro"). Haverá distribuição de senhas a partir das 18h. A sessão única e gratuita será seguida de debate com o diretor, com o jornalista Francisco Dalcol e com o historiador Paulo Gomes, com mediação da pesquisadora Maria Amélia Bulhões.
O documentário narra a história e o legado do Grupo de Bagé, movimento artístico do RS surgido nos anos 1940, protagonizado pelos pintores e gravadores Glênio Bianchetti, Glauco Rodrigues, Carlos Scliar e Danúbio Gonçalves. A realização é da Anti Filmes e Boulevard Filmes, e está na programação do Canal Curta! (canal 56 da Net/Claro). O diretor também assina o roteiro (junto com Gladimir Aguzzi) e produção, com Letícia Friedrich, Frederico Ruas e Lourenço Sant'Anna.
"A ideia de fazer um filme sobre o movimento artístico é algo que me acompanha há muito tempo. Nasci em Bagé e minha iniciação em artes foi através da gravura. Um filme sobre esses heróis é uma maneira de agradecer pelo caminho que eles abriram para muitos artistas", acredita Zeca Brito. Para o cineasta, o Grupo de Bagé fez da gravura uma maneira de popularizar a arte, com temáticas realistas e de denúncia social. Um dos temas de destaque do documentário é a apropriação do trabalho do grupo pelo sistema das artes brasileiras, do pampa gaúcho aos palácios de Brasília.
O longa conta com depoimentos de teóricos como Néstor García Canclini e Nicolas Bourriaud, e de artistas plásticos, que incluem Anico Herskovits e Cildo Meireles, entre outros, que investigam a trajetória do grupo. "Partimos de uma recuperação biográfica e histórica do Grupo de Bagé, a contextualização artística, cultural e política da região em que viviam à época", relembra o diretor. "Buscamos recuperar e compreender os elementos que estabeleceram as condições para que os jovens artistas alcançassem uma identidade estética própria e, cada um à sua maneira, conduzissem os ideais e as características artísticas e políticas do grupo que criaram", resume Brito.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br