MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Movimento Estudantil da Unipampa prepara mobilização

Publicada em 20/08/2018
Movimento Estudantil da Unipampa prepara mobilização | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Casa do estudante está quase pronta

O aumento de 60% no valor da refeição no Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) pegou muitos alunos de surpresa na última semana. A alimentação custava R$ 2,50 e, agora, passou para R$ 4,  pesando no orçamento dos estudantes que, na sua maioria, são oriundos de outros municípios do País e do Estado. Esse acréscimo fez com que o Movimento Estudantil da instituição se mobilizasse pedindo uma explicação para os gestores. Para tanto, atos devem acontecer em dois momentos distintos na terça-feira: às 11h e às 17h, em ambas atividades no saguão instituição.

Os estudantes Matheus Rodrigues, 21 anos, que cursa Letras, Português Literatura; Thomás Lahorgue, 28 anos aluno de Letras, Línguas Adicionais, e Rafael Xavier, 19, do curso de Letras Português, estão realizando o chamamento através de redes sociais, grupos particulares e através de panfletos distribuídos na instituição. Conforme Lahorgue, nem todos os acadêmicos têm condição de custear esse aumento que, conforme eles, não atingiu servidores e professores. “Há um desrespeito com os alunos”, enfatiza.

Além do valor da refeição, os alunos irão reivindicar a conclusão da Casa do Estudante que, segundo eles, está praticamente concluída faltando apenas poucos detalhes. “Muitos alunos estão com dificuldade de se manter na universidade por ter que custear moradia e alimentação e acabam voltando para casa”, disse Rodrigues.

Xavier salienta que a função das instituições federais é acolher os alunos, mas isso não está acontecendo de forma efetiva. Ele explica que antes havia verba para subsidiar o dobro de alunos. “Agora, que a Unipampa já completou 10 anos, foram cortados muitos programas de incentivo”, relata. 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br